• Sábado, 2 de agosto de 2025

Sistema de degelo teve falha horas antes de acidente da Voepass

Ex-funcionário diz que problema foi comunicado pelo piloto, mas não foi registrado no diário de bordo técnico.

Um ex-auxiliar de manutenção da Voepass disse ao g1 que o sistema de degelo do avião que caiu em Vinhedo (SP) teve problemas horas antes do acidente que matou 62 pessoas em 9 de agosto de 2024. O mecanismo serve para garantir a segurança da aeronave por meio do derretimento das placas de gelo acumuladas na fuselagem durante um voo.

Segundo o depoimento, o piloto que operou o avião na madrugada anterior ao desastre comunicou verbalmente a falha à equipe técnica em Ribeirão Preto (SP), mas o problema não foi registrado no TLB (diário de bordo técnico).

O relato obtido indica que o comandante do voo noturno informou a equipe de manutenção que o sistema de degelo desarmava sozinho após ser acionado. O avião permaneceu no hangar para manutenção básica da 1h às 5h da manhã de 9 de agosto. No entanto, não houve registro formal no TLB. O problema no sistema de degelo não foi verificado.

Às 5h32, o avião decolou de Ribeirão Preto, pousou em Guarulhos às 6h35 e seguiu para Cascavel às 8h20. O voo decolou de Cascavel às 11h56 com destino a Guarulhos, mas caiu em Vinhedo às 13h22.

O Poder360 entrou em contato com a Voepass para pedir uma manifestação sobre o relato do ex-funcionário. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.

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Por: Poder360

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