O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou neste sábado (9.ago.2025) que o Brasil vive “o melhor momento da história” para concessões na área de infraestrutura, com destaque para portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, petróleo e gás. Ele participou do Seminário Esfera Infra – O Brasil em Construção, realizado em Pernambuco pela Esfera Brasil.
Segundo o ministro, 2024 foi o ano com maior volume de concessões já registrado no país, mesmo com juros altos. Foram mais de R$ 300 bilhões contratados, o que, segundo ele, consolida o Brasil como “grande player e janela de oportunidades” para investidores nacionais e estrangeiros.
“O mundo quer bons projetos, e o Brasil tem. O mundo quer previsibilidade e segurança jurídica, e o Brasil tem. O mundo quer diálogo com a agenda de sustentabilidade, e o Brasil também tem”, disse.
Costa Filho destacou que, no setor portuário, o ano passado registrou quase 5% de crescimento e a marca histórica de 48% de avanço na área de energia. Ele afirmou que, até o fim do atual governo, serão realizadas mais de 60 concessões, com investimentos superiores a R$ 30 bilhões —incluindo o leilão de Santos, que ele classificou como “o maior da história”.
O ministro citou reformas recentes, como o novo marco do saneamento e a reforma tributária, como essenciais para dar previsibilidade e atrair capital privado. Também ressaltou o papel do Brasil na agenda global de sustentabilidade, apontando o país como “potência na descarbonização do mundo”.
Para ele, mesmo com desafios fiscais e macroeconômicos, o país está “no radar” dos investidores internacionais:“Apesar das dificuldades, avançamos muito. O Brasil pode se transformar em uma grande potência mundial na agenda da sustentabilidade e continuar gerando emprego e renda para o seu povo”.
Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Jader Filho (Cidades) e Vinicius Marques de Carvalho (CGU) participaram do evento Presente e Futuro Conectados, promovido pela Esfera Brasil neste sábado (9.ago.2025), no Recife (PE).
As governadoras Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) também participaram. Elas vão abordar o potencial do Nordeste junto a uma plateia composta sobretudo por empresários.
Eis a programação:
*O jornalista viajou ao Recife a convite da Esfera Brasil.