• Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Serviço de nuvem da Amazon volta a funcionar depois de falha

Falha no data center comprometeu funcionamento de plataformas como Snapchat, Facebook e Mercado Livre.

A AWS (Amazon Web Services) restabeleceu seus serviços de computação em nuvem depois de uma falha que afetou plataformas digitais em todo o mundo nesta 2ª feira (20.out.2025). A interrupção, que teve origem em um data center na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos, impactou aplicativos como Snapchat, Facebook, Fortnite e Mercado Livre, sendo normalizada completamente cerca de 3 horas depois de identificada. 

“O problema de DNS subjacente foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS já está funcionando normalmente”, comunicou a empresa por meio do AWS Health Dashboard. A companhia alertou que alguns usuários ainda podem enfrentar respostas mais lentas durante o período de estabilização do sistema. 

A falha desta 2ª feira (20.out) foi causada por uma anomalia no sistema de DNS que impactou o DynamoDB e causou reflexos em outras plataformas. Às 6h27 (horário de Brasília), a companhia informou “sinais significativos de recuperação”, mas manteve o alerta de que algumas solicitações poderiam continuar falhando até a normalização total.

Às 7h35, a Amazon informou que o problema no sistema de DNS havia sido totalmente mitigado, mas que parte dos serviços ainda operava com lentidão por causa do acúmulo de filas internas — especialmente nos sistemas CloudTrail e Lambda.

A empresa acrescentou que novas instâncias do EC2 e serviços associados, como ECS, RDS e Glue, ainda enfrentavam erros e atrasos no lançamento de operações. Recomendou que os clientes usassem zonas de disponibilidade alternativas até a restauração completa do ambiente.

Por volta das 9h10, a Amazon informou ter retomado o processamento das filas SQS via Lambda e disse estar trabalhando para eliminar o acúmulo de mensagens causado pela falha. “Continuamos a aplicar medidas de mitigação e observamos sinais significativos de recuperação”, afirmou a companhia.

A AWS é a divisão de computação em nuvem da Amazon. Criada em 2006, fornece infraestrutura digital sob demanda a empresas e governos, incluindo armazenamento de dados, hospedagem de sites, processamento e serviços de inteligência artificial. É uma das líderes do setor, competindo principalmente com a Microsoft Azure e o Google Cloud.

As falhas em serviços da AWS costumam ter efeito em cadeia, já que a empresa é uma das maiores fornecedoras globais de infraestrutura digital. Plataformas de redes sociais, jogos e operações financeiras dependem de seus servidores para funcionar.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: