Segurança dos idosos: confira 3 dicas para adaptar a sua casa
Especialista fala sobre como é preciso fazer certas adaptações em casa para que os idosos possam ter a segurança necessária
Um dos maiores perigos para a qualidade de vida e saúde dos idosos são as . Isso porque, na terceira idade, os ossos ficam mais fracos, há perda de massa muscular e de equilíbrio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 28% a 35% das pessoas acima de 65 anos sofrem quedas ao menos uma vez ao ano. Para a geriatra Vera Bellinazzi, da 3i Residencial Sênior, é importante ter atenção à adaptação dos espaços para as pessoas 60+.
Leia também
“Evitar quedas entre os idosos é fundamental, já que além de causar traumas, uma queda pode resultar em fraturas, perda de mobilidade e até levar ao óbito. Como o processo de recuperação nessa fase da vida é mais lento, complicações como infecções e aumento da dependência de outras pessoas tornam-se mais comuns”, explica.
Muitas pessoas já sabem que um dos maiores vilões em casa, nesse sentido, são os tapetes. Afinal, se não forem bem colocados no chão com fitas dupla face nas bordas, pode ocorrer de os idosos tropeçarem neles. Contudo, também há outras medidas tão importantes quanto essas que muitas pessoas esquecem.
A seguir, a geriatra Vera preparou uma lista com dicas para tornar os ambientes adequados a essa fase da vida e . Confira:
Forneça apoio no banheiro
Colocar barras de segurança dentro do box e ao lado do vaso sanitário deixa o banheiro mais seguro para o idoso. Além disso, vai promover mais independência.
“Outras práticas podem transformar o banheiro em um espaço ainda mais seguro, como a instalação de um banco fixado dentro do box e, se o tapete for indispensável, optar pelos modelos emborrachados”, orienta Bellinazzi.
Confira as outras dicas no, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles