O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta 2ª feira (30.jun.2025) que pode o país pode voltar a aumentar tarifas sobre produtos de parceiros comerciais que não fecharem acordo com o governo norte-americano até 9 de julho. É o prazo da pausa de 90 dias anunciada pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) em 9 de abril.
Caso o parceiro comercial não negocie, as taxas voltarão a ser as mesmas do “Dia da Libertação” –2 de abril, quando Trump anunciou as tarifas recíprocas.
“Temos países negociando de boa-fé, mas eles devem estar cientes de que, se não conseguirmos cruzar a linha porque eles estão sendo teimosos, poderemos retornar aos níveis de 2 de abril. Espero que isso não precise acontecer”, disse o Secretário em entrevista a Bloomberg TV. Segundo Bessent, uma “onda” de novos acordos devem ser propostos até 9 de julho.
O governo Trump já estabeleceu acordos com o Reino Unido e a China para reduzir o valor das tarifas e estabelecer benefícios para os setores de economia e defesa dos EUA. Nações como Japão, Canadá, México e países da UE ainda estão em negociação com a Casa Branca.
Perguntado sobre a possibilidade de prorrogar prazos, Trump disse no domingo (29.jun) que “não será necessário”.