• Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Secretário de Trump fala em "acordo" com a China em "algum momento"

Soctt Bessent, responsável pelo Tesouro dos EUA, declarou também que ninguém acha as tarifas dos 2 países sustentáveis.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse na 2ª feira (14.abr.2025) que um acordo entre a Casa Branca e a China sobre as tarifas deve ser costurado “em algum momento”. A declaração foi dada em entrevista à Bloomberg.

Bessent afirmou que os presidentes dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), e da China, Xi Jinping (PCCh), têm uma relação “muito boa”. Segundo ele, uma saída será encontrada, pois as tarifas nos patamares atuais “não são sustentáveis” para nenhum dos países.

“Essas tarifas não são brincadeira, esses números são muito elevados. Ninguém pensa que elas são sustentáveis e quer que elas continuem”, disse o secretário. 

Atualmente, os EUA estão aplicando uma taxa de importação de 145% sobre os produtos chineses, enquanto a China retaliou a medida dos norte-americanos com uma tarifa de 125%.

O líder norte-americano tem tomado diversas decisões e causado idas e vindas em relação à sua política tarifária contra outros países. Essa situação criou incerteza nos mercados.

Trump havia determinado uma série de alíquotas para parceiros comerciais em 2 abril. Na 4ª feira (9.abr), decidiu limitar, de forma temporária, as taxas para 10%, valor mínimo da política protecionista –exceto para a China.

O republicano aliviou a carga para algumas nações, como Japão e os países da União Europeia. Entretanto, quem já tinha a taxação em 10% não teve mudançaé o caso do Brasil.

Para a China, o republicano aumentou a tarifa de 104% para 145%, sob a justificativa de que a nação asiática retaliou o governo norte-americano. Eis a cronologia:

A Bolsa de Xangai também acumula queda em 2025. O índice caiu 3,39% desde janeiro.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: