O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, organizou na tarde de 6ª feira (12.set.2025) um evento em Brasília para comemorar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) por tentativa de golpe de Estado. Ele é subordinado do ministro Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Nos últimos dias, o secretário –que é pré-candidato a deputado federal pelo Distrito Federal em 2026– fez duas publicações para convidar pessoas para a comemoração. O evento foi realizado no bar Pardim, na Asa Norte, área nobre de Brasília.
“Mito preso, Pardim cheio!”, disse uma das publicações. Ele escreveu em postagem feita no Instagram: “Bolsonaro condenado! 🍻 Se tem coisa que merece brinde, é a democracia vencendo sobre quem tentou destruir o Brasil”.
Marivaldo usou as hashtags “SemAnistia”, “BolsonaroCondenado” e “DemocraciaVence”. E completou: “Vem celebrar essa vitória do povo com a gente. Porque aqui é assim: sem anistia e com muita resistência! ✊🏾”
Em outra publicação conjunta com o PT-DF, Marivaldo declarou que seria uma “festa da condenação”. “Só quem não comemora é o Jair”, disse.
Ao sinalizar que participará das eleições de 2026, o secretário disse que é filho de uma diarista e de um pedreiro que saíram da Bahia com destino a Brasília. Morou e se graduou em São Paulo. Tem formação em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e mestrado em direito processual civil na mesma instituição.
O secretário afirmou que é o 1º negro a assumir o Ministério da Justiça interinamente, durante o governo Dilma Rousseff (PT). Desde agosto de 2024, atua como secretário de Assuntos Legislativos do órgão.
Marivaldo é concursado como auditor federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional, em certame realizado em 2015.