• Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Secretário adjunto de Turismo aborda projetos do setor turístico em Encontro de Prefeitos

Secretário adjunto de Turismo aborda projetos do setor turístico em Encontro de Prefeitos

O secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos de Oliveira Nigro, durante o 32º Encontro de Prefeitos, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios, recomendou aos prefeitos que criem e fortaleçam os Conselhos Municipais de Turismo. Os Conselhos devem ter foco na elaboração dos planos municipais que vão direcionar as ações para o desenvolvimento do setor turístico no município. Nigro ressaltou que os municípios devem trabalhar com projetos de turismo de acordo com as características regionais e que atendam a expectativa da população local. Ele frisou que os gestores devem promover eventos turísticos que realmente geram  resultados e que movimentam a economia da cidade. “Uma feira agropecuária por exemplo movimenta o turismo, mas também precisa de eventos com a cara da cidade,  que proporcione lazer na comunidade”, disse ele.

A secretaria vai enviar aos gestores uma instrução normativa sobre os eventos e também já implantou um questionário para saber por exemplo, o que o evento movimenta, se gera  emprego, além de  outras questionamentos.

Na avaliação de Nigro, os prefeitos devem criar atrativos e apresentar os projetos, que a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Turismo vai apoiar. Os projetos devem ser adequados para que a equipe possa correr e encaminhar as providências. Segundo ele, muitos projetos não tem continuidade e outros são esquecidos, pois precisam ser elaborados com objetivo certo, para que os recursos sejam destinados ao município. “Além disso muitos projetos chegam em cima da hora e não tempo hábil para analisar  e tomar as devidas providências, o que acaba não dando resultado. Colocamos aqui a secretaria á disposição para receber os projetos  que são viáveis”, disse ele.

Em relação aos projetos oriundos de emendas parlamentares, Nigro solicitou aos prefeitos que protocolem os projetos, já com a autorização do parlamentar, que é o autor da emenda. Os projetos são protocolados através da Casa Civil, pois a Sedtur não tem orçamento próprio. “Quem libera os recursos é a Casa Civil”, assegurou.

Nigro frisou ainda que o Secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, apoia todas as ações da Sedtur. “Nossa meta é emplacar  produtos turísticos de Mato Grosso, pois as regiões do Estado tem muitos atrativos mas ainda não tem produtos formatados.  Ele anunciou que vai haver um segundo encontro de Secretários Municipais de Turismo, para discutir as políticas do setor de turismo e as ações que serão encaminhadas nesta área.

Crédito: Vicente de Souza

Artigos Relacionados: