Rússia realiza exercícios com mísseis balísticos intercontinentais
As manobras militares comandadas pela Rússia envolvem deslocamento estratégico e defesa contra ameaças simuladas
A iniciou recentemente exercícios militares envolvendo seus mísseis balísticos intercontinentais Yars, conforme informações divulgadas pela agência RIA, nesta segunda-feira (24/3), citando o Ministério da Defesa Russo. As manobras ocorrem nas regiões de Sverdlovsk e Altai, e incluem deslocamentos estratégicos e treinamentos de camuflagem para evitar detecção por satélites inimigos.
“As unidades de segurança e suporte realizarão tarefas de engenharia e defesa contra ameaças radiológicas, químicas e biológicas durante as manobras dos regimentos de mísseis”,
O Yars é um míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear, podendo ser lançado de caminhões móveis ou silos subterrâneos. Com um alcance de aproximadamente 11.000 a 12.000 quilômetros, esses mísseis conseguem transportar múltiplas ogivas nucleares, tornando-se peça central da força nuclear estratégica russa.
Nos últimos anos, a , incluindo simulações de resposta a ataques nucleares.
As manobras ocorrem em um contexto de crescente tensão geopolítica, especialmente devido ao conflito na Ucrânia, que perdura há três anos. Nesta segunda-feira, representantes russos e dos Estados Unidos se reuniram na Arábia Saudita, visando amadurecer as negociações de um cessar-fogo incondicional.
No último domingo (23/3), , voltou a expressar sua insatisfação com o governo de Vladimir Putin, e declarou que “deve haver mais pressão sobre a Rússia para acabar com esse terror”. Para Zelensky, Putin é o maior responsável pela continuidade do conflito.
Por: Metrópoles