• Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Rússia pede cautela ao Irã com navios dos EUA no Oriente Médio

Moscou observa tensões crescentes com embarcações dos EUA próximas ao Irã durante negociações de programa nuclear do país.

A Rússia solicitou nesta 5ª feira (19.fev.2026) que o Irã e “outras partes” ajam com prudência diante do deslocamento de forças militares dos EUA (Estados Unidos) para o Oriente Médio. Moscou afirmou observar um aumento de tensões na região. Washington posicionou embarcações de guerra próximas ao território iraniano enquanto mantém conversas com Teerã sobre limitações ao programa nuclear do país.

O porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, fez as declarações em um momento no qual os EUA ampliam sua presença militar nas proximidades do Irã. Uma corveta naval russa participou de manobras militares conjuntas com a marinha iraniana no Golfo de Omã durante esta semana, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia.

“Esses são exercícios planejados; eles são coordenados com antecedência“, disse Peskov. A Rússia continua a desenvolver relações com o Irã e, ao fazer isso, apelamos aos nossos amigos iranianos e a todas as partes da região para que exerçam moderação e cautela, e os instamos a priorizar os meios políticos e diplomáticos na resolução de quaisquer problemas”, continuou o porta-voz.

A Rússia possui um tratado de parceria estratégica com o Irã. O acordo não inclui cláusula de defesa mútua. Moscou busca defender a resolução pacífica de conflitos na área.

“Neste momento, estamos de fato testemunhando uma escalada sem precedentes das tensões na região. Mas ainda esperamos que os meios políticos e diplomáticos, bem como as negociações, continuem a prevalecer na busca por uma solução”, afirmou o porta-voz russo.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: