• Segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Rob Jetten pode ser o 1º premiê abertamente gay da Holanda

Líder centrista de 38 anos está noivo de jogador de hóquei Nicolás Keenan; nomeação depende de formação do governo.

Rob Jetten, 38 anos, líder do D66 (Democratas 66, centro), pode se tornar o mais jovem primeiro-ministro da Holanda e o 1º abertamente gay da história do país. O partido de Jetten ficou à frente do PVV (Partido pela Liberdade, direita radical) nas eleições de 29 de outubro, mas não formou maioria para governar. Por isso, precisará fazer uma coalizão com outras legendas do parlamento. Caso consiga, Jetten deve ser nomeado premiê.

Um dos partidos cotados para compor com o D66 foi o 3º colocado na corrida eleitoral, o VVD (Partido Popular para a Liberdade e Democracia, centro-direita), do ex-premiê Mark Rutte, atual secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que ficou no poder na Holanda por quase 14 anos (2010-2024).

Se a formação do governo for confirmada, Jetten será o 1º líder abertamente gay da Holanda. Sua sexualidade não foi tema da campanha. O país europeu é conhecido por suas fortes proteções aos direitos da comunidade LGBT+ e foi o 1º país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2001.

Em uma mensagem compartilhada no Instagram com o noivo –o jogador de hóquei argentino Nicolás Keenan–, Jetten agradeceu ao apoio após a vitória nas urnas: “Querido Nico, obrigado pelo seu apoio incondicional. Não posso fazer isso sem você”.

Rob Jetten e Nicolás Keenan

Durante a campanha, Jetten foi além dos temas social-liberais tradicionais de seu partido D66 –como mudança climática e educação– e tocou em assuntos como a imigração e a crise habitacional. Nesse processo, conquistou parte dos eleitores que antes se inclinavam a partidos de direita.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: