• Quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Risco de anistia não ser votada é zero, diz relator do PL

Segundo o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o projeto da anistia pode ir ao plenário já na semana que vem.

O relator do PL (projeto de lei) da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), disse nesta 5ª feira (18.set.2025) que o risco de o projeto não ser votado é “zero”. Para isso, afirmou que apresentará um texto “meio-termo”, que não agradará a todos, mas que pode “pacificar o país”.

Em fala a jornalistas, Paulinho afirmou que começará a articular com governadores no final de semana e, na 2ª feira, (22.set) com bancadas da Câmara. Para ele, caso o texto seja construído com rapidez, pode ir ao plenário na próxima semana.

O político declarou que não sabe se o PL “vai salvar [o ex-presidente Jair] Bolsonaro”. Esta é uma das exigências dos defensores da anistia “ampla, geral e irrestrita” para os envolvidos nos atos do 8 de Janeiro.

Além disso, também disse que “não há a possibilidade de o texto ficar parado no Senado”. O presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), é um dos defensores de uma anistia branda. Ele chegou a afirmar que apresentará um texto alternativo –ainda não anunciado.

O texto defendido por Alcolumbre reduz as penas, mas não estabelece perdão aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. Nesse contexto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser incluído entre os possíveis anistiados, caso seja declarado culpado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Paulinho foi anunciado como relator do PL nesta 5ª feira (18.set) pelo presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB). “Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”, escreveu em seu perfil no X.

Um dos motivos da escolha do relator foi a aproximação histórica dele com a Suprema Corte. Segundo Paulinho, a ideia é “conversar para ter o STF pacificado”. A Corte pode barrar uma possível anistia ao considerar o projeto inconstitucional.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: