Um incêndio irrompeu nesta 5ª feira (2.out.2025) na refinaria El Segundo, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos. A unidade produtora de combustível de aviação da Chevron, empresa de energia, é responsável por abastecer parte do isolado mercado energético do sul do Estado da Califórnia.
Segundo o porta-voz da Chevron, Allison Cook, não houve relatos de feridos. A origem do incêndio ainda é desconhecida. O fogo já foi controlado.
O incêndio atingiu unidade Isomax 7 da refinaria, que converte óleo combustível destilado médio em combustível de aviação, segundo fontes ouvidas pela agência Reuters. Não está claro como será o impacto na capacidade de produção.
A unidade de El Segundo é a 2ª maior refinaria da Chevron nos EUA. Ela fornece ⅕ de todos os combustíveis para veículos automotores e 40% do combustível de aviação demandado no sul da Califórnia. Para especialistas, o mercado de energia da região é considerado isolado.
Para analistas ouvidos pela Reuters, é improvável que o incêndio impacte o mercado em geral, mas o incidente pode aumentar o valor da gasolina na Califórnia.
Segundo autoridades locais, nenhuma ordem de evacuação foi emitida para moradores próximos. Nos EUA, em 2025, vários incidentes de incêndios em refinarias foram relatados.