• Quarta-feira, 22 de abril de 2026

Qual o tamanho da superlotação nos maiores hospitais públicos de Joinville

Dados foram apresentados em reunião da Comissão de Saúde da Câmara

A dimensão da superlotação nos dois maiores hospitais públicos de Joinville foi informada nesta quarta-feira, em reunião na Câmara de Vereadores: juntos, o São José e o Regional contam com 504 leitos, mas têm 677 pacientes internados. Os pacientes ainda sem leito regular ficam em atendimento nos setores de emergência, como os prontos-socorros, aguardando por uma vaga.

Critérios de risco e regulação são levados em conta na organização das prioridades para internação. A reunião foi realizada pela Comissão de Saúde, em proposta do vereador Henrique Deckmann (MDB). No encontro, foi informado que o São José, administrado pela prefeitura, tem 260 leitos e está com 336 pessoas internadas. No Regional, de gestão pelo governo do Estado, são 244 leitos, com 341 internados.  

A direção do Hospital Municipal São José alegou o crescimento da cidade e dos municípios do entorno foi maior do que o avanço da estrutura hospitalar de Joinville. Além disso, em torno de 40% dos atendimentos no pronto-socorro são de pacientes que deveriam ter sido atendidos em outras unidades da rede. Na manifestação, foram citadas medidas para agilizar o atendimento, como maior capacidade de atendimento dos ambulatórios e as internações domiciliares.

A direção do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt citou que está preparando atendimento pelo Emad (equipes multiprofissionais de atenção domiciliar) para as internações hospitalares. A contratação dos profissionais está em preparação, com chamamento de aprovados. São 100 pacientes que poderão ter alta para atendimento domiciliar. Também foi citada a reforma do pronto-socorro, com melhor estrutura para atendimento. O setor de cardiologia está em reforma.

Na manifestação da direção do Bethesda, hospital filantrópico que também atende pelo SUS, também foi citada que grande parte da procura pelo estabelecimento é por pacientes que deveriam ser sido atendidos em outras unidades, sem necessidade de busca da estrutura hospitalar. O hospital está com ampliação, com obras na reta final, com ampliação de leitos.

A secretária de Saúde de Joinville, Daniela Cavalcante, apontou a defasagem “significativa” de leitos em Joinville ao longo das décadas, em análise com base em portaria de proporção pelo tamanho da população. Em abordagem sobre os conceitos em saúde, a secretária citou ainda a avaliação sobre o tempo médio de internação e os critérios de internação, entre outros temas.

Por: NSC Total

Artigos Relacionados: