• Sábado, 29 de março de 2025

PT transmite fase final do julgamento de Bolsonaro no STF

Partido também exibiu a 1ª parte da análise na Corte; a live atingiu 132.175 de visualizações.

O PT (Partido dos Trabalhadores) transmite nesta 4ª feira (26.mar.2025) a fase final da análise do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O antigo chefe do Executivo é acusado pela PGR (Procuradoria Geral da República) de liderar tentativa de golpe de Estado em 2022.

A sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também publicou em seu canal no YouTube a 1ª parte do julgamento, na 3ª feira (25.mar). A live petista atingiu 132.175 visualizações, até às 19h do mesmo dia.

A 1ª Turma do Supremo conclui na 4ª feira (26.mar) a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 7 aliados. Os ministros decidem se há elementos fortes o suficiente para iniciar uma ação penal. Caso aceitem a denúncia, os acusados se tornam réus.

O julgamento se refere só ao 1º dos 4 grupos de denunciados. Trata-se do núcleo central da organização criminosa, do qual, segundo as investigações, partiam as principais decisões e ações de impacto social. Estão neste grupo:

Na manhã de 3ª feira (25.mar), a 1ª Turma realizou a 1ª sessão de julgamento. A sessão foi aberta pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin. O ministro Alexandre de Moraes apresentou seu relatório, reafirmando o tipo criminal em que a denúncia se enquadra –a tentativa de golpe de Estado –, que não exige que o fato seja consumado para ser caracterizado.

Em seguida, foram apresentadas a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e as sustentações orais das defesas dos 7 acusados por ordem pré-determinada pelo presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin. O advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, chegou a pedir para que a defesa do tenente-coronel Mauro Cid falasse antes dos demais, mas teve o pedido negado pelos ministros.

Na parte da tarde, os ministros votaram as teses preliminares apresentadas pelas defesas. Rejeitaram todas. A única que não teve unanimidade foi quanto à competência da 1ª Turma. Eis os pedidos:

Terminaram a sessão às 17h20. A sessão foi retomada às 9h30 desta 4ª feira (26.mar) com o voto dos ministros sobre o mérito da denúncia -se os acusados se tornarão réus ou não. Saiba mais sobre como será o julgamento nesta reportagem do Poder360.

Assista à 1ª parte do julgamento (2h48min50s):

Assista à 2ª parte do julgamento:

PRÓXIMOS PASSOS

Se a denúncia for aceita, dá-se início a uma ação penal. Nessa fase do processo, o Supremo terá de ouvir as testemunhas indicadas pelas defesas de todos os réus e conduzir a sua própria investigação. Terminadas as diligências, a Corte abre vista para as alegações finais, quando deverá pedir que a PGR se manifeste pela absolvição ou condenação dos acusados.

O processo será repetido para cada grupo denunciado pelo PGR, que já tem as datas marcadas para serem analisadas. São elas:

O que disseram as defesas de Bolsonaro e dos outros 7 denunciados durante o julgamento:

Acompanhe a cobertura completa do julgamento da 1ª Turma do STF no Poder360:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: