• Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

PT e PSDB se unem contra indicação de Eduardo Bolsonaro

Beto Richa (PSDB-PR) é o nome apoiado pelas siglas; tucanos tiveram 7 dos últimos 8 presidentes da comissão de defesa.

O PT e o PSDB se aliaram para apoiar a indicação do deputado Beto Richa (PSDB-PR) para presidir a Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), segundo apurou o Poder360. O nome deve ser discutido pelos líderes de partido na próxima semana.

A união entre tucanos e petistas é uma forma de tentar barrar a indicação do PL de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para presidir o colegiado. O nome de Eduardo é visto como “extremo” pelos governistas. 

A comissão de defesa é de controle histórico da sigla. Dos últimos 8 presidentes, 7 eram tucanos. Atualmente, ela é presidida pelo deputado Lucas Redecker (PSDB-MG).

Eduardo Bolsonaro é o único dos últimos 8 presidentes da comissão que não era tucano. Ele esteve à frente da comissão em 2019 e 2020. 

Além da Credn, o PT e o PL disputam pela presidência da Comissão de Educação, atualmente presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG). Os petistas ainda analisam nomes da sigla para poderem apresentar a outras lideranças. 

O PL deve se manter no controle da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, hoje sob comando do deputado Alberto Fraga (PL-DF). O partido deve presidir 6 comissões. 

A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem prioridade para escolher as comissões que quer presidir porque tem a maior bancada da Câmara, com 92 deputados. 

O PP já garantiu 2 comissões para o Ano Legislativo de 2025: a de Viação e Transportes e a de Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, segundo apurou o Poder360.

Na Comissão de Viação e Transportes, Mauricio Neves (PP-SP) é cotado para assumir a presidência. Na Agricultura, porém, o nome ainda é incerto e há disputa interna dentro do partido para assumir o cargo.

As comissões na Câmara devem ser instaladas depois do Carnaval. Leia como está o interesse dos partidos nas comissões:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: