• Domingo, 19 de outubro de 2025

Pronto Socorro de Cuiabá faz mutirão de ultrassonografia até o dia 31

Pronto Socorro de Cuiabá faz mutirão de ultrassonografia até o dia 31

O Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá realiza, até o dia 31 deste mês, um mutirão de ultrassonografia para atender mulheres com suspeita de câncer de mama. Os atendimentos são feitos no setor de imagens ambulatorial, localizado na Avenida General Valle, nº 192, bairro Bandeirantes. 

Os exames são realizados a partir da distribuição de senhas nas seguintes datas e horários:

•  Nas quartas e sextas - a partir das 14h

•  No sábado - a partir das 6h 

Para o atendimento ser realizado, é necessário que a paciente esteja devidamente regulada no SUS (Sistema Único de Saúde). Ou seja, se submetido a consultas e tenha laudos assinados pelos médicos da rede pública de saúde. 

Para ter a comprovação disso, basta apenas comparecer a um posto de saúde mais próximo ou comparecer a Central de Regulação, localizada na Avenida Prainha, nº 1070, Centro, Cuiabá, e solicitar o espelho da regulação. Esse documento é emitido a partir do número do cartão SUS ou CPF.  

No mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza mil exames de ultrassonografia.  Até o momento, já foram atendidas 300 mulheres no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. 

A diretora do Pronto Socorro de Cuiabá, Marlucia Pereira de Souza Costa, ressalta a importância da ação. "A detecção precoce é crucial para aumentar as chances de tratamento e cura", explica.

Importância da mamografia

A mamografia é um exame radiológico fundamental na detecção precoce do câncer de mama. Estudos indicam que a mamografia regular pode reduzir a mortalidade por câncer de mama em até 30% em mulheres entre 50 e 69 anos.  É recomendado a partir dos 40 anos ou conforme orientação médica. A ultrassonografia de mama é um exame de imagem que usa ondas sonoras para criar imagens do tecido mamário e pode ajudar na detecção de tumores, cistos e outras alterações.

#PraCegoVer

A foto ilustra dois médicos, devidamente vestidos com jalecos brancos, prestando atenção numa tela com imagens de um exame. 

Por: Redação

Artigos Relacionados: