Produção de grãos registra salto histórico de 63% em uma década
No Brasil a área plantada e produtividade também aumentaram; setor impulsiona economia e projeta expansão com uso de tecnologia para garantir continuidade no crescimento da produção de grãos
No Brasil a área plantada e produtividade também aumentaram; setor impulsiona economia e projeta expansão com uso de tecnologia para garantir continuidade no crescimento da produção de grãos O Brasil deve atingir em 2025 um novo recorde na produção de grãos, consolidando uma década de crescimento expressivo e reforçando o papel do agronegócio no cenário econômico nacional e internacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de grãos no país saltou de 209,5 milhões de toneladas em 2015 para impressionantes 341,9 milhões de toneladas este ano — um avanço de 63%. Esse desempenho não se limita ao volume colhido. A área plantada com grãos passou de 57,6 milhões de hectares para 81,3 milhões de hectares, um crescimento de 41%, enquanto a produtividade média subiu 15,6%, alcançando 4,21 toneladas por hectare em 2025, frente às 3,64 toneladas de dez anos atrás.
Exportações em alta e mercado aquecido Um dos principais motores dessa expansão tem sido o aquecimento da demanda internacional. De acordo com balanço da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), as exportações de soja devem fechar 2025 com 102,2 milhões de toneladas embarcadas até outubro, superando os totais dos anos anteriores. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Essa performance destaca a competitividade do Brasil no comércio global de alimentos e reforça a importância do setor de grãos como pilar da segurança alimentar mundial e do superávit comercial brasileiro. Tecnologia, manejo e sustentabilidade impulsionam produção de grãos no Brasil Para especialistas, o aumento da produção está diretamente ligado à adoção de tecnologias modernas e à profissionalização da atividade agrícola. Renato Francischelli, country director da Ascenza Brasil, destaca que o sucesso do setor é fruto de “ investimentos contínuos em tecnologia, sustentabilidade e eficiência dentro da porteira”, fatores que asseguram a competitividade dos produtores. Ele ainda aponta que o relatório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prevê um crescimento de 40% na área plantada com soja entre as safras 2023/24 e 2033/34. “As expectativas são de que o setor de grãos continue se consolidando como um forte motor da agricultura e da economia nacional”, afirma Francischelli. O executivo destaca também que sementes geneticamente aprimoradas, insumos de alta performance e práticas de manejo eficientes são essenciais para os ganhos em produtividade, inclusive para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “ Boas práticas agrícolas são fundamentais para melhorar os resultados da produção e enfrentar eventuais reveses do clima”, reforça.
Foto: DivulgaçãoBrasil como protagonista global O desempenho recorde em 2025 não apenas garante o abastecimento interno, como posiciona o Brasil de forma ainda mais estratégica no comércio mundial de grãos. A força do agro brasileiro — respaldada por ciência, inovação e escala produtiva — se consolida como vetor de crescimento econômico, geração de emprego, renda e divisas.
Com projeções otimistas e um cenário de continuidade nos investimentos, o país segue firme no protagonismo agrícola global, mirando não apenas novos recordes, mas também maior eficiência, sustentabilidade e integração às cadeias globais de valor.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Você sabe qual cruzamento é esse? Pecuaristas apostam nessa revolução com o gado Nelore
há 7 minutos
Preço interno dos ovos se enfraquece; embarques reagem
há 7 minutos
TST condena restaurante por demitir garçonete que pintou cabelo de ruivo
há 30 minutos
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu
há 39 minutos
Como já esperado, volume exportado de frango em outubro é 2º maior da história
há 52 minutos
Carne bovina: Alemanha volta a exportar para o Japão após dez meses de suspensão
há 1 hora
Exportações do agro somam US$ 15,49 bi em outubro
há 1 hora
Conheça a raça Caruncho Três Cores, suínos que conquistaram o “Rei do Nelore”; vídeo
há 1 hora
Nova era: Como o setor de máquinas pesadas se adapta rumo à neutralidade das emissões
há 1 hora
Conheça o Espanhol que virou referência e lidera a liga mundial do algodão
há 1 hora
3tentos inicia processamento de canola no RS
há 1 hora
Nem todo cavalo preto é preto: o segredo por trás da pelagem Smoky Black que intriga os criadores
há 1 hora
Argentina: emissões de warrants agrícolas dobram em dólares até outubro
há 1 hora
“Vai estudar senão você vai pra roça”: A frase que revela o maior preconceito contra o Agro
há 1 hora
Aquecimento global potencializa toxicidade de microplásticos e metais pesados em peixes
há 1 hora
Você sabe quem são Seu Duardo e João? Os Primos Agro que conquistaram a internet
há 1 hora
Conheça o Capitão Steak: corte “dos Flintstones” que conquistou o churrasco brasileiro
há 1 hora
Do campo à embalagem: Mantiqueira Brasil reforça jornada rumo à economia circular
há 2 horas
Nelore EV se consagra o melhor criador de Nelore Pelagens, além de dominar outras categorias