• Domingo, 2 de novembro de 2025

Príncipe William chega ao Brasil na 2ª feira

Em sua 1ª visita à América Latina, herdeiro da coroa britânica fica 3 dias no Rio e depois embarca para Belém.

O príncipe William, filho do rei Charles 3º, desembarca no Rio de Janeiro na 2ª feira (3.nov) para uma série de eventos relacionados ao meio ambiente. Será a 1ª visita do herdeiro da coroa britânica ao Brasil. 

William ficará na capital fluminense até 4ª feira (5.nov). Depois, segue para Belém, onde representará o pai na Cúpula do Clima e na COP30. 

No Rio, o principal compromisso de William britânico será o Prêmio Earthshot, conhecido como o “Oscar da sustentabilidade”. Criado por ele em 2020, a premiação homenageia soluções inovadoras para enfrentar desafios ambientais, como mudanças climáticas, poluição do ar e perda de biodiversidade.

O evento, que será realizado pela 1ª vez na América Latina, concede prêmios anuais de 1 milhão de euros para 5 projetos ao redor do mundo. A premiação será na 4ª feira (5.nov), no Museu do Amanhã. Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Kylie Minogue e Shawn Mendes se apresentam na cerimônia.

A agenda do príncipe no Rio também terá uma participação na Cúpula Global do Programa United for Wildlife, da Royal Foundation, organização filantrópica de William e da princesa de Gales, Kate Middleton. Será discutida no encontro uma plataforma para tornar o combate aos crimes ambientais uma prioridade estratégica global. O evento será realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Interpol, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Polícia Federal.

Ainda no Rio, William participará de encontros com líderes globais em inovação, investidores e líderes indígenas e comunitários. Discutirá restauração e proteção ambiental. A agenda tem ainda reuniões com ativistas do clima e visitas a iniciativas de preservação da biodiversidade local. 

O príncipe britânico chega à cidade menos de uma semana depois da megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que veio a se tornar a mais letal da história do país, com 121 mortos. 

A equipe de segurança da realeza britânica mantém confidencialidade sobre a agenda de William. As atividades serão acompanhadas por veículos jornalísticos selecionados e não está previsto nenhum tipo de contato com jornalistas. 

Apesar da preocupação com a segurança, o príncipe deve cumprir todos os compromissos planejados para a visita. O governo britânico acompanhará sua movimentação em tempo real, em parceria com as autoridades locais. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: