• Sábado, 18 de outubro de 2025

Príncipe Andrew renúncia a títulos reais depois de escândalos

Irmão do Rei Charles 3º deixa honrarias por causa de laços com Jeffrey Epstein e suspeitas de conexão com espião chinês.

O príncipe Andrew, irmão do Rei Charles , do Reino Unido, renunciou a seus títulos, incluindo o de Duque de York, conforme anunciou o Palácio de Buckingham nesta 6ª feira (17.out.2025).

A decisão veio depois de escândalos relacionados ao empresário norte-americano Jeffrey Epstein, com quem Andrew manteve laços que o levaram a se afastar das funções reais em 2019, e de suspeitas quanto a uma possível conexão com um espião chinês.

O comunicado divulgado pelo Palácio afirma que o príncipe, de 65 anos, não utilizará mais seus títulos nem as honras que recebeu ao longo dos anos.

Em 2022, Andrew perdeu seus títulos militares depois de chegar a um acordo com Virginia Giuffre, que o acusou de agressão sexual que teria sido consumada quando ela tinha 17 anos.

A jovem fazia parte da rede de tráfico de menores comandada por Epstein, empresário que se suicidou na prisão depois de ser acusado de abuso sexual de menores de 18 anos.

Segundo o jornal The Guardian, o escândalo mais recente envolve a revelação de que Andrew manteve contato próximo com um indivíduo identificado apenas como “H6”, considerado pelo Ministério do Interior britânico como ameaça à segurança nacional e supostamente um espião chinês. 

De acordo com o jornal britânico, as filhas do príncipe, as princesas Beatrice e Eugenie, não serão afetadas pela decisão e manterão seus títulos reais. Apesar da renúncia, Andrew continuará sendo príncipe e manterá sua residência em Windsor, na Royal Lodge.

Leia a declaração oficial da renúncia de títulos reais na íntegra:

“Em conversa com o Rei e minha família imediata e em geral, concluímos que as constantes acusações contra mim me desviam do trabalho de Sua Majestade e da Família Real. Decidi, como sempre, colocar meu dever para com minha família e meu país em primeiro lugar. Mantenho minha decisão de cinco anos de me afastar da vida pública. 

“Com a concordância de Sua Majestade, sentimos que devo agora dar um passo adiante. Portanto, não usarei mais meu título nem as honras que me foram conferidas. Como já disse, nego veementemente as acusações contra mim.”

Por: Poder360

Artigos Relacionados: