Presidente do Irã pede mecanismo no Brics para lidar com sanções
Durante reunião de líderes do Brics, Masoud Pezeshkian cobrou que bloco crie um mecanismo para que países lidem com sanções unilaterais
O presidente do Irã, sugeriu a criação de um mecanismo dentro do para lidar com sanções unilaterais, como as impostas pelo presidente contra uma série de nações. A declaração do líder iraniano aconteceu nesta segunda-feira (8/9), durante reunião virtual de lideranças do bloco.
“O Brics pode desenvolver um mecanismo conjunto para apoiar seus membros diante de sanções unilaterais ilegais, e continuar desenvolvendo suas economias sem serem submetidos a pressões políticas injustas”, disse Pezeshkian, segundo comunicado da presidência iraniana.
Leia também
A reunião virtual dos Brics foi convocada pelo presidente com o objetivo de discutir, entre outras questões, a guerra comercial dos EUA.
No encontro, o líder brasileiro afirmou que alguns sem citar diretamente as tarifas importas por Donald Trump contra membros do bloco.
Atualmente, Brasil e Índia são alvos de tarifas de 50%. Já a taxa contra os produtos indianos é uma resposta a compra de petróleo da Rússia.
Por: Metrópoles