“Precisamos parar esta guerra”, diz Zelensky durante reunião com Trump
Ao lado de Trump, Volodymyr Zelensky defende cúpula trilateral com o líder da Rússia, Vladimir Putin. Ucraniano defende caminho diplomático
O presidente ucraniano,, afirmou, nesta segunda-feira (18/8), durante encontro com , em Washington, que a Ucrânia está preparada para encontrar uma “maneira diplomática” de encerrar a guerra contra a Rússia. Segundo ele, Kiev apoia a proposta de uma reunião trilateral com Moscou e Washington .
“Precisamos parar esta guerra, parar a Rússia. E precisamos do apoio dos nossos parceiros americanos e europeus”, disse Zelensky, ao comentar os ataques russos diários em território ucraniano.
Durante a noite, um bombardeio em Kharkiv deixou mortos e feridos.
O presidente ucraniano elogiou os esforços do governo Trump para tentar intermediar uma solução.
“ — e, pessoalmente, do presidente Trump — de parar esta guerra, de criar uma forma diplomática de terminar esta guerra”, ressaltou.
Cúpula trilateral
Zelensky destacou que está disposto a participar de um encontro com Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. O republicano manifestou interesse em realizar a cúpula “o mais rápido possível”, logo após as negociações desta segunda-feira na Casa Branca. Putin ainda não confirmou se aceitaria a proposta.
Limitou-se a reiterar que busca uma “paz justa”, e insistiu que Kiev não pode aceitar a continuidade da guerra por mais anos.
Trump defende o envio de tropas americanas em prol de Kiev
O republicano não descarta a possibilidade de mover tropar norte-americanas para manter a paz na Ucrânia.
A manobra de Donald Trump tem um “quê” de perigo por reestruturar os caminhos da guerra.
Embora tenha ressaltado que caberá às nações europeias assumir a dianteira em eventuais garantias de segurança, chamou atenção sua disposição em considerar o envio de tropas americanas. “Haverá muita ajuda”, declarou.
Por: Metrópoles