Poupada do tarifaço de 50%, Embraer diz que lutará por “tarifa zero”
Produtos e componentes da Embraer ficarão sujeitos apenas à tarifa de 10%, que está em vigor desde abril, na primeira etapa do tarifaço
A , uma das empresas que teoricamente poderiam ser mais afetadas pelo tarifaço comercial anunciado pelos , comemorou a decisão do governo do presidente norte-americano de excluir aeronaves civis e seus componentes das tarifas adicionais de 40% sobre os produtos importados do Brasil.
, a fabricante brasileira de aeronaves faz parte do grupo de companhias e setores que ficaram fora do tarifaço de 50% sobre os produtos exportados pelo país aos norte-americanos.
Com isso, os produtos e componentes da Embraer ficarão sujeitos apenas à tarifa de 10%, que está em vigor desde abril deste ano, na primeira etapa do tarifaço de Trump.
“A notícia confirma o impacto positivo e a importância estratégica das atividades da Embraer para as economias brasileira e norte-americana”, diz a Embraer em nota divulgada na noite dessa quarta-feira (30/7).
Entre as quase 700 exceções que estarão isentas do tarifaço de Trump (), estão os aviões da Embraer, peças aeronáuticas (turbinas, pneus e motores), suco de laranja, castanhas, insumos de madeira, celulose, ferro-gusa, minério de ferro, equipamentos elétricos e petróleo.
“Continuamos acreditando e defendendo firmemente o retorno à regra de tarifa zero para a indústria aeroespacial global. Mais importante ainda, apoiamos o diálogo contínuo entre os governos brasileiro e norte-americano e permanecemos confiantes em um resultado positivo para os dois países”, completa a Embraer no comunicado.
Leia também
Ações dispararam
Após ser excluída da lista do tarifaço, fortemente na Bolsa de Valores do Brasil ().
Os papéis da companhia fecharam o pregão de quarta-feira em alta de 10,92%, cotados a R$ 76,25.
Pouco depois do anúncio da ordem executiva assinada por Trump, os papéis da Embraer chegaram a cair mais de 2%. No entanto, quando o mercado se debruçou sobre as exceções às tarifas, os papéis da companhia entraram em leilão e passaram a subir.
O leilão de ações é um mecanismo utilizado pelas bolsas de valores para equilibrar a oferta e a demanda de ações em momentos específicos do pregão. Ele assegura que o preço de uma ação reflita de forma mais precisa o equilíbrio entre compradores e vendedores.
Por: Metrópoles