• Sábado, 13 de dezembro de 2025

Por que o ovo é o padrão ouro da proteína para atletas e quem quer perder peso

A proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação.

A proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação. Na busca por mais saúde, desempenho físico ou emagrecimento, um alimento simples, tradicional e acessível tem se destacado: o ovo. Muito além do sabor e da praticidade, ele oferece benefícios que o colocam como padrão ouro da proteína essencial à boa forma e nutrição equilibrada. De acordo com as Ingestões Dietéticas de Referência (DRIs), publicadas pelas Academias Nacionais de Ciências dos EUA, e consultadas em junho de 2025, a proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação — fundamentais para atletas e para quem busca perder peso. As DRIs definem faixas de ingestão diária conforme sexo, idade e nível de atividade. Já dados do USDA destacam os ovos como fonte de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais em proporções ideais. Essa densidade nutricional ajuda a explicar sua presença frequente em dietas esportivas e de controle de peso.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Como otimizar a criação de bezerros e garantir um rebanho mais lucrativo
    Como otimizar a criação de bezerros e garantir um rebanho mais lucrativo
    Segundo a  nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, esse protagonismo não é por acaso. “O ovo conquistou um lugar de destaque na alimentação de quem busca resultados no treino ou no emagrecimento por combinar praticidade e excelente valor nutricional. Dois ovos fornecem proteína de altíssima qualidade, com todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa, mas não produz naturalmente. O que o diferencia de outras fontes proteicas é sua excepcional digestibilidade e aproveitamento pelo organismo”, afirma. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Esse reconhecimento também se reflete no comportamento do consumidor.
    “Hoje o consumo per capita alcança 269 ovos por habitante, segundo relatório anual 2025 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Isso reflete uma mudança cultural: o ovo deixa de ser visto apenas como uma proteína acessível e passa a ser valorizado como um alimento de alto valor nutricional, saudável e versátil”, diz  André Carvalho, diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil.“Em nosso portfólio, há grande procura pelos Ovos Mantiqueira Extra (13g de proteína) e Jumbo (15g), valores correspondentes a porções de dois ovos — ideais para quem busca uma alimentação saudável, versátil e acessível”, complementa André. No contexto do emagrecimento, os ovos também exercem papel importante.
    “Quando incluído em um plano alimentar equilibrado, o ovo no café da manhã proporciona saciedade pela presença de lipídios e proteínas, reduzindo o consumo de beliscos”, explica Lúcia.
    “O consumo do ovo estimula a liberação de hormônios como o GLP-1, que inibe a fome, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. Isso contribui para reduzir a ingestão calórica total e melhora a sensibilidade à insulina”— fatores fundamentais para quem deseja emagrecer com saúde. Embora outras fontes proteicas como carnes, peixes e laticínios também sejam ricas em aminoácidos essenciais, o ovo se destaca por sua biodisponibilidade — ou seja, pela eficiência com que seus nutrientes são absorvidos e utilizados. “O ovo é considerado o padrão-ouro de qualidade proteica. Ele ainda oferece compostos bioativos como colina, luteína e zeaxantina, diferenciais importantes entre as proteínas de origem animal”, afirma a nutricionista. Já as proteínas vegetais exigem combinações específicas para oferecer um perfil completo de aminoácidos, o que nem sempre é prático. Nesse cenário, o ovo se mostra uma solução equilibrada, eficiente e democrática. VEJA TAMBÉM:
  • Agrural: Umidade segura colheita da safrinha de milho, que chega a 5% no Centro-Sul
  • Fundos elevam apostas na alta dos preços de soja na semana até 10 de junho
  • Congresso Brasileiro de Soja debaterá 100 anos de soja no Brasil vislumbrando o amanhã 
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: