Por que o ovo é o padrão ouro da proteína para atletas e quem quer perder peso
A proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação.
A proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação. Na busca por mais saúde, desempenho físico ou emagrecimento, um alimento simples, tradicional e acessível tem se destacado: o ovo. Muito além do sabor e da praticidade, ele oferece benefícios que o colocam como padrão ouro da proteína essencial à boa forma e nutrição equilibrada. De acordo com as Ingestões Dietéticas de Referência (DRIs), publicadas pelas Academias Nacionais de Ciências dos EUA, e consultadas em junho de 2025, a proteína é um nutriente essencial para funções estruturais e metabólicas, com papel central na manutenção da massa muscular, saciedade e recuperação — fundamentais para atletas e para quem busca perder peso. As DRIs definem faixas de ingestão diária conforme sexo, idade e nível de atividade. Já dados do USDA destacam os ovos como fonte de proteína de alto valor biológico, com todos os aminoácidos essenciais em proporções ideais. Essa densidade nutricional ajuda a explicar sua presença frequente em dietas esportivas e de controle de peso.
Como otimizar a criação de bezerros e garantir um rebanho mais lucrativoSegundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, esse protagonismo não é por acaso. “O ovo conquistou um lugar de destaque na alimentação de quem busca resultados no treino ou no emagrecimento por combinar praticidade e excelente valor nutricional. Dois ovos fornecem proteína de altíssima qualidade, com todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa, mas não produz naturalmente. O que o diferencia de outras fontes proteicas é sua excepcional digestibilidade e aproveitamento pelo organismo”, afirma. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Esse reconhecimento também se reflete no comportamento do consumidor. “Hoje o consumo per capita alcança 269 ovos por habitante, segundo relatório anual 2025 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Isso reflete uma mudança cultural: o ovo deixa de ser visto apenas como uma proteína acessível e passa a ser valorizado como um alimento de alto valor nutricional, saudável e versátil”, diz André Carvalho, diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil.“Em nosso portfólio, há grande procura pelos Ovos Mantiqueira Extra (13g de proteína) e Jumbo (15g), valores correspondentes a porções de dois ovos — ideais para quem busca uma alimentação saudável, versátil e acessível”, complementa André. No contexto do emagrecimento, os ovos também exercem papel importante. “Quando incluído em um plano alimentar equilibrado, o ovo no café da manhã proporciona saciedade pela presença de lipídios e proteínas, reduzindo o consumo de beliscos”, explica Lúcia. “O consumo do ovo estimula a liberação de hormônios como o GLP-1, que inibe a fome, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. Isso contribui para reduzir a ingestão calórica total e melhora a sensibilidade à insulina”— fatores fundamentais para quem deseja emagrecer com saúde. Embora outras fontes proteicas como carnes, peixes e laticínios também sejam ricas em aminoácidos essenciais, o ovo se destaca por sua biodisponibilidade — ou seja, pela eficiência com que seus nutrientes são absorvidos e utilizados. “O ovo é considerado o padrão-ouro de qualidade proteica. Ele ainda oferece compostos bioativos como colina, luteína e zeaxantina, diferenciais importantes entre as proteínas de origem animal”, afirma a nutricionista. Já as proteínas vegetais exigem combinações específicas para oferecer um perfil completo de aminoácidos, o que nem sempre é prático. Nesse cenário, o ovo se mostra uma solução equilibrada, eficiente e democrática.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
há 8 minutos
Conheças as cinco ovelhas mais resistentes do mundo
há 26 minutos
Mais caras que ouro? Conheça as frutas mais valiosas do mundo
há 26 minutos
Existe um tamanho ideal de vaca?
há 53 minutos
Aumento de ataques de onças no interior de São Paulo acende alerta
há 55 minutos
Resistência a antimicrobianos avança e desafia sistemas de saúde
há 2 horas
Venda de café brasileiro para a China cresceu 30,4% em 2025
há 2 horas
"SBT" usa holograma de Silvio Santos para lançar canal de notícias
há 10 horas
Toffoli retira quebra de sigilos contra Vorcaro da CPI do INSS
há 12 horas
São Paulo e Mounjaro: “Pode comprometer força, potência e recuperação”
há 15 horas
São Paulo e Mounjaro: “pode comprometer força, potência e recuperação”
há 16 horas
"SBT" lança canal de notícias com presença de Lula e Tarcísio
há 16 horas
Gilmar pede sessão extraordinária para julgar marco temporal
há 16 horas
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
há 16 horas
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
há 17 horas
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
há 17 horas
Amazon divulga lista de perguntas mais frequentes à Alexa em 2025
há 18 horas
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
há 18 horas
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
há 18 horas
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
há 18 horas
Vale a pena investir em sêmen sexado para a recria? Confira as dicas
há 19 horas
Crise no pós-parto: Por que a retenção de placenta acontece e como parar esse ciclo