O velório, realizado cinco dias após a morte da cantora, reuniu fãs que prestaram homenagens a artista com muita emoção. Familiares e amigos próximos escolheram roupas brancas para o momento, como um sinal de respeito e sensibilidade à religião da cantora.
A escolha da cor tem forte ligação com a religiosidade de Preta. Praticante do Candomblé, ela era devota de Oxum, orixá das águas doces, da fertilidade e do amor. Apesar disso, o branco remete diretamente a Oxalá, figura central da religião, associada à paz, espiritualidade e serenidade.

8 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 8 Gilberto Gil se despede de Preta Gil Reprodução/Alô Bahia
![]()
2 de 8 Artistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
![]()
3 de 8 Artistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
![]()
4 de 8 TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
![]()
5 de 8 Regina Casé se emociona no velório de Preta Gil TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
![]()
6 de 8 Caio Blat se despede de Preta Gil no Rio de Janeiro TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
![]()
7 de 8 Francisco Gil apareceu emocionado ao lado do caixão de Preta Gil Jean Telles/Coluna Fábia Oliveira
![]()
8 de 8 Francisco Gil no velório Preta Gil TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa
Além do simbolismo, há um detalhe que torna a homenagem ainda mais significativa: Oxalá é celebrado especialmente às sextas-feiras, mesmo dia em que ocorreu o velório de .
Leia também
Entre os que aderiram ao vestuário branco estavam o pai, , e a mãe, Sandra Gadelha. O irmão, José Gil, o filho da cantora, Francisco Gil, e a namorada dele, a ex-BBB Alane Dias, também se vestiram de branco.
O ator Otávio Muller, ex-marido de Preta e pai de seu filho, marcou presença com a mesma escolha, assim como o ex-namorado da cantora, Caio Blat.
Amigos próximos também respeitaram a fé de Preta por meio das roupas. Carolina Dieckmmann, Caetano Veloso, Ingrid Guimarães, Regina Casé, Maju Coutinho, Fernanda Paes Leme, Alice Wegmann, Taís Araújo e Luiz Miranda estavam entre os que prestaram homenagens com vestes brancas, em um gesto de carinho e respeito.
Acompanhe a transmissão do velório de Preta Gil ao vivo:
Morte de Preta Gil
A cantora , após uma longa luta contra um câncer colorretal. Ela estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra a doença.
A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha revelou que foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023. Ao longo do ano, ela enfrentou diversas internações e cirurgias. Em dezembro, anunciou o fim do tratamento e o começo da reabilitação.
Preta manteve o acompanhamento médico e revelou o retorno do câncer, com metástase, em agosto de 2024. Após a nova descoberta, ela passou por outras cirurgias e realizou todos os tratamentos disponíveis no Brasil.
Em maio deste ano, a cantora foi para os Estados Unidos e se submeteu a um novo tratamento experimental. Durante a estadia, ela esteve acompanhada de amigos e familiares, além de receber diversas visitas.
— —, e uma neta, Sol de Maria.