Em uma ação de proteção à fauna brasileira, 14 aves silvestres foram resgatadas no domingo (6.abr.2025) de um cativeiro ilegal no Recanto das Emas, no Distrito Federal. O GOC (Grupamento de Operações no Cerrado) do BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) realizou a operação.
Os policiais foram ao local após receber uma denúncia. Lá, eles encontraram as aves em condições inadequadas. As espécies resgatadas incluem 9 canários-da-terra (Sicalis flaveola), 4 baianos (Sporophila nigricollis) e 1 coleirinho (Sporophila caerulescens).
Os responsáveis pelo cativeiro ilegal foram autuados por crime contra a fauna, com base no artigo 29, inciso III, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Eles responderão em liberdade.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), onde receberão cuidados veterinários especializados para sua reabilitação e possível retorno à natureza.