• Quarta-feira, 2 de julho de 2025

Polícia prende funcionário de creche por abusar de crianças na Austrália

Autoridades recomendaram testes infecciosos para 1.200 crianças que frequentaram instituições onde o suspeito trabalhou.

Autoridades de saúde australianas orientaram famílias de 1.200 crianças a realizarem testes para doenças infecciosas depois que Joshua Dale Brown, de 26 anos, foi acusado de mais de 70 crimes sexuais contra 8 crianças. Os abusos teriam sido cometidos em um centro de educação infantil em Melbourne, estado de Victoria, durante 2022 e 2023, segundo informações divulgadas nesta 3ª feira (1º.jul.2025).

A Polícia de Victoria prendeu Brown depois de uma investigação iniciada em maio deste ano, quando detetives encontraram material de abuso sexual infantil com ele. Um mandado de busca foi executado na residência do suspeito, resultando em sua detenção, segundo a CNN.

As acusações contra o funcionário incluem agressão sexual a crianças e produção e transmissão de material de abuso sexual infantil. De acordo com as autoridades policiais, todas as acusações estão relacionadas a crianças que frequentavam o Creative Gardens Early Learning Centre em Point Cook, subúrbio de Melbourne.

As vítimas identificadas têm entre 5 meses e 2 anos de idade. A polícia investiga a possibilidade de haver outras vítimas em 19 outras instituições de ensino infantil onde Brown trabalhou desde 2017. Os investigadores também analisam evidências de possíveis crimes em outro centro localizado em Essendon, no noroeste de Melbourne.

O diretor de Saúde Christian McGrath e a polícia identificaram e contataram aproximadamente 2.600 famílias, cujos filhos frequentaram os lugares onde Brown trabalhou. McGrath não especificou quais doenças infecciosas estão sendo testadas, mas disse que podem ser tratadas com antibióticos.

“Estamos recomendando que algumas crianças realizem testes para doenças infecciosas devido ao risco potencial de exposição nesse período. Entendemos que este é outro elemento angustiante da situação, e estamos adotando essa abordagem como precaução”, explicou McGrath.

Brown permanece sob custódia e deverá comparecer ao Tribunal de Magistrados de Melbourne em 15 de setembro.

A comandante interina da Polícia de Victoria, Janet Stevenson, justificou a divulgação do nome do suspeito: “É muito importante garantir que todos os pais que têm filhos em creches saibam quem ele é e onde trabalhou”, disse a jornalistas.

Stevenson também descreveu como foi informar as famílias sobre o caso: “Na semana passada, notificamos 8 famílias de que acusamos Brown de ofender sexualmente contra seus filhos. Como você pode imaginar, isso foi profundamente angustiante para as famílias ouvirem. Trabalhamos com nossas agências parceiras para colocar todos os apoios em prática para ajudá-los neste período difícil”.

As autoridades confirmaram que Brown tinha o “Working With Children Check” (Certificado de Trabalho com Crianças, em tradução livre) válido. Trata-se de uma verificação obrigatória para quem trabalha com crianças, ou menores de idade na Austrália e envolve a checagem de antecedentes criminais do indivíduo.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: