A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira (7.11), a primeira incineração de drogas apreendidas por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em ações de policiamento tático e ostensivo nas regiões de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger, por meio das equipes do 1º, 2º Comandos Regionais e Comando de Policiamento Especializado.
Ao todo, foram registrados em 2025, 1.878 TCos, sendo retirados de circulação quase dois quilos de entorpecentes, entre maconha, pasta base de cocaína e outros.
O TCO é um procedimento legal utilizado para registrar infrações penais de menor potencial ofensivo, crimes cuja pena máxima é de até 2 anos ou multa, e é lavrado diretamente pelos policiais militares no Estado. O uso do TCO foi regulamentado para agilizar o processo diretamente no local dos fatos, servindo como um registro informativo para o Juizado Especial Criminal.
Os ilícitos foram devidamente periciados por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) com os respectivos laudos definitivos junto aos processos de TCO, previsto no art. 28 da Lei de Drogas (nº 11.343/2006), que criminaliza a posse para consumo pessoal, no entanto, com penas alternativas sem prisão, como advertência, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas.
Além da PMMT e Politec, agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Ministério Público Estadual também participaram do ato de incineração dos entorpecentes, que ocorreu nas dependências da empresa Incomal Móveis Anatômicos, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá.
O comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Wilian Dorileo, destacou que a incineração das drogas apreendidas representa um marco importante no enfrentamento à criminalidade no Estado.
"Cada ilícito retirado de circulação e destruído simboliza o resultado direto das ações de policiamento tático e do empenho dos militares nas ruas. Com isso, reforçamos nosso compromisso com a segurança da população e mostramos que a presença da Polícia Militar está cada vez mais forte e eficaz no combate à criminalidade. As ações da Polícia Militar foram intensificadas em todo o Estado, a partir do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas", apontou.





