A Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa, da Polícia Civil de Mato Grosso, recebeu, nesta semana, uma visita técnica de servidores do Poder Judiciário, como parte de uma capacitação em mediação e mitigação de litígios envolvendo idosos.
A capacitação é conduzida por profissionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo estabelecer um processo de atendimento institucionalizado voltado a esse público.
Durante a visita, os servidores do Poder Judiciário tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da delegacia e entender como é realizado o atendimento às pessoas idosas na unidade da Polícia Civil.
O delegado titular da DEDCPI, Marcos Veloso, explicou que a delegacia está em fase de implementação de um procedimento de atendimento especializado para esse público, que inclui uma entrevista preliminar para entender o motivo da procura pela unidade e estabelecer encaminhamentos viáveis para cada caso.
A visita técnica também incluiu uma apresentação sobre o protocolo eletrônico da Polícia Civil para atendimento às pessoas idosas e sobre a Delegacia Digital, que é uma porta de entrada para denúncias e boletins de ocorrência.
O objetivo da capacitação é criar um processo de atendimento padronizado, eficiente e eficaz na resolução de conflitos envolvendo pessoas idosas. Além disso, a Polícia Civil espera firmar uma parceria com o Poder Judiciário para promover a mediação desses conflitos.
“É um passo importante para fortalecer a proteção às pessoas idosas e garantir que elas recebam um atendimento digno e respeitoso. Além disso, a capacitação e a parceria entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário podem contribuir para a redução de conflitos, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, apontou o delegado Marcos Veloso.