Um foragido da Justiça, membro de uma facção criminosa e condenado a quase 29 anos de reclusão, foi preso pela Polícia Civil na tarde de quinta-feira (28.8), em Cuiabá. A ação foi realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) para cumprimento de mandado judicial.
A prisão ocorreu em um apartamento no bairro Jardim Tropical. No momento da abordagem, o suspeito apresentou uma CNH falsificada, bem como foram encontrados cartões bancários em nome falso, razão pela qual também foi autuado em flagrante por uso de documento falso.
O procurado, de 31 anos, estava com a ordem de prisão decorrente de condenação criminal, expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. Ele foi condenado à pena de 28 anos e 6 meses de prisão em regime fechado.
O criminoso responde a processos judiciais por homicídio qualificado, fraude processual e promover organização criminosa, tendo sido absolvido apenas da acusação de lesão corporal leve.
Conforme apurado pela GCCO, o homicídio cometido pelo acusado com extrema violência contra a vítima, Rogério Pinheiro de Paula, ocorreu em setembro de 2021.
Esse crime foi articulado por integrantes da facção, cabendo ao acusado a função de “gerente”, responsável por executar as ordens da cúpula do grupo criminoso, inclusive com determinações de homicídios.
O condenado foi levado para a GCCO, interrogado acerca dos fatos de ter usado um documento falso em nome de outra pessoa e sobre a origem ilícita da documentação.
Após a prisão, o condenado foi colocado à disposição do Poder Judiciário.