A PM (Polícia Militar de São Paulo) anunciou na 5ª feira (03.jul.2025) uma operação especial para reforçar a segurança em corredores, terminais e garagens de ônibus no Estado. A medida responde à onda de vandalismo contra o transporte público registrada desde 12 de junho. Segundo a SPTrans, 235 ônibus foram atacados na capital paulista.
A operação utiliza 7.800 policiais e 3.600 viaturas posicionadas em locais estratégicos, incluindo efetivos da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e outras unidades da PM. A operação de segurança continuará até 31 de julho.
As autoridades investigam a possibilidade de os ataques estarem relacionados a desafios virtuais, nos quais usuários de redes sociais cumprem tarefas e desafiam outros a fazer o mesmo. Não descartam outras possibilidades, incluindo a eventual participação de organizações criminosas.
As investigações prosseguem em várias frentes para esclarecer os casos. Ainda não há confirmação sobre quem seriam os responsáveis pelos ataques ou qual seria a motivação.
Os ataques contra os ônibus se intensificaram nas últimas semanas. As autoridades policiais contabilizaram 180 ataques até a 4ª feira (02.jul.2025), conforme os Boletins de Ocorrência registrados pelas empresas de transporte.
Cerca de 60% das ocorrências foram registradas na zona sul da capital paulista. Na maioria dos casos, os veículos tiveram seus vidros quebrados por arremessos de pedra.
Com informações da Agência Brasil