• Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Plenário da Câmara começará 2025 com pautas “tranquilas”, diz Motta

Sob gestão de Hugo Motta, deputados acordam novas regras procedimentais para o ano legislativo de 2025.

O plenário da Câmara dos Deputados retornará às atividades na 3ª feira (4.fev.2025) com pautas “tranquilas”, indicou o novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) depois do colégio de líderes desta 2ª feira (3.fev). A reunião foi a 1ª conduzida pelo paraibano. 

No encontro, os deputados acordaram novas regras procedimentais para o ano legislativo de 2025. Agora, os plenários terão “previsibilidade” de pautas e presença física por ao menos 4 horas, iniciando às 16h e encerrando às 20h. Além disso, os projetos votados terão pautas adiantadas em 8 dias.

Antes, o ex-presidente Arthur Lira (PP-AL) era criticado por congressistas por não disponibilizar pautas de votação com antecedência. 

Outra mudança que Motta pretende implementar é o reforço à importância das comissões temáticas, com redução da votação de projetos em urgência no plenário. Também entrarão na pauta de votação apenas projetos que têm relatório pronto. 

“Vamos discutir com mais profundidade a pauta da próxima semana, e aí vamos colocar em prática a previsibilidade e o planejamento das sessões. Isso é o que a Casa expressou nas reuniões”, declarou Motta.

Na 3ª feira (4.fev), serão votadas 3 propostas consideradas “consensuais” pelo presidente Motta. São elas: 

Esta reportagem foi escrita pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob supervisão da editora-assistente Katarina Moraes.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: