O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estimou que 45.000 pessoas estiveram presentes na Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de Setembro neste domingo (7.set.2025). O petista utilizou a data naturalmente patriótica para trazer temas políticos à pauta e faturar eleitoralmente em 2026.
Não há fotos oficiais aéreas do desfile que foram divulgadas até o momento. Por isso, a contagem foi a divulgada oficialmente pelo Planalto. A ideia do governo era usar o feriado para explorar o novo mote de sua gestão: o da defesa da soberania nacional.
Veja imagens do desfile registradas pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
O presidente chegou pouco depois das 9h, hora marcada para começar o desfile, em carro aberto ao lado da primeira-dama Janja da Silva, que tinha faltado ao ato em 2024.
Assista ao momento (15min):
Além do desfile tradicional de militares, blindados das Forças Armadas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça, houve 3 blocos temáticos em destaque.
O 1º é chamado de “Brasil dos Brasileiros”, depois vem a COP30 e o Novo PAC e, por fim, o Brasil do Futuro.
No eixo de meio ambiente, crianças com camisetas da COP30 desfilaram com mudas de árvores nas mãos. No fim, em cima de uma caminhonete adesivada de verde e amarelo, vinha o mascote do evento climático, o curupira.
Assista ao desfile (3h52min):
Entre uma e outra marcha militar, o que se ouvia na Esplanada eram os novos jingles do governo federal. A primeira-dama Janja da Silva articulou a criação do novo jingle “Coração Brasileiro” lançado neste domingo e interpretado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, o jingle foi tocado em looping entre uma banda e outra. A única outra trilha sonora gravada era a música idealizada por Sidônio Palmeira, ministro da Secom, sobre o novo slogan do governo: “Do lado do povo brasileiro”.
Ouça o jingle (2min14):
Leia mais: