• Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

PIB cresce 0,4% na União Europeia no 3º trimestre de 2025

Na Zona do Euro, expansão do Produto Interno Bruto é de 0,3%; dado representa leve aceleração econômica.

O Eurostat, órgão estatístico oficial da UE (União Europeia), registrou crescimento de 0,4% no PIB (Produto Interno Bruto) do bloco no 3º trimestre de 2025, em relação ao trimestre anterior.

Segundo os dados divulgados nesta 6ª feira (5.dez.2025), a Zona do Euro teve uma expansão do PIB de 0,3% no mesmo período.

O resultado representa uma leve aceleração econômica, já que no 2º trimestre de 2025 o PIB havia crescido 0,2% na UE e 0,1% na Zona do Euro.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB da UE aumentou 1,6% no 3º trimestre de 2025, enquanto a Zona do Euro registrou alta de 1,4%.

Entre os países-membros, a Dinamarca liderou o crescimento trimestral, com alta de 2,3%, seguida por Luxemburgo e pela Suécia, ambos com 1,1%. Em contrapartida, a Irlanda, a Finlândia e a Romênia tiveram resultados negativos, com quedas de 0,3%, 0,3% e 0,2%, respectivamente.

A análise dos componentes do PIB europeu revela comportamentos variados. O consumo das famílias aumentou 0,2% na UE e na Zona do Euro, enquanto os gastos governamentais cresceram 0,7% na UE e na Zona do Euro.

Os investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo, aumentaram 1,1% na UE e 0,9% na Zona do Euro. As exportações cresceram 0,9% na UE e 0,7% na Zona do Euro. As importações tiveram uma expansão de 1,3% tanto na UE quanto na Zona do Euro.

Quanto às contribuições para o crescimento do PIB, o consumo das famílias adicionou 0,1 ponto percentual à UE e à Zona do Euro, enquanto os gastos governamentais adicionaram também 0,1 ponto percentual aos resultados da Zona do Euro e 0,2 ponto percentual aos da UE.

As variações nos estoques contribuíram positivamente com 0,1 ponto percentual para a Zona do Euro, mas foram insignificantes para a UE.

Já a formação bruta de capital fixo impactou positivamente ambas as áreas em 0,2 ponto percentual. O saldo entre as exportações e importações subtraiu 0,2 ponto percentual do crescimento da Zona do Euro e 0,1 ponto percentual do crescimento da UE.

O levantamento do Eurostat abrange todos os países da União Europeia, incluindo tanto os membros da Zona do Euro quanto os que mantêm moedas próprias.

Fazem parte da Zona do Euro os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. A UE também inclui a Bulgária, a Dinamarca, a Hungria, a Polônia, a Romênia e a Suécia, que mantêm suas moedas próprias.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: