• Sexta-feira, 4 de julho de 2025

Petrobras escoará mais gás do pré-sal para baixar preço para indústria

Presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que redução não será imediata.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou na 5ª feira (3.jul.2025) que a estatal planeja ampliar o escoamento de gás natural do pré-sal para a costa brasileira, com o objetivo de reduzir o preço do combustível para a indústria.

“Quanto mais gás a gente conseguir trazer para a costa, mais barato será esse gás para a sociedade […] mas será um processo, não é imediato”,  disse.

A distância das usinas offshore é um desafio logístico que a estatal tem trabalhado para superar. Segundo Magda, as plataformas encomendadas pela empresa já foram projetadas considerando o aumento do escoamento do combustível.

“As plataformas recém-encomendadas já resgatam isso. O projeto de Búzios 12 [navio-plataforma] propõe um hub para trazer mais gás para a costa. Estamos trabalhando com muito afinco para esse gás chegar em maiores volumes, porque, na verdade, quanto maior o volume ele chegar, mais barato vai chegar.”

Ela afirma que a estatal já adota uma política de “abrasileiramento” dos preços dos combustíveis líquidos, e que tenta aplicar o mesmo princípio ao gás natural.

“A Petrobras é muito parceira da sociedade brasileira e, da mesma forma que nos combustíveis líquidos, estamos sempre querendo abrasileirar preços e sempre querendo entregar o produto da forma mais conveniente e da forma mais acessível possível”, declarou.

Magda diz que ainda não há a certeza se o gás proveniente dos campos operados em consórcio com a Ecopetrol, estatal colombiana, será suficiente para atender às necessidades brasileiras. “Não sabe ainda se esse gás vai ser suficiente para trazer para o Brasil”.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vem defendendo a diminuição do preço como requisito fundamental para a reindustrialização do país.

A estatal anunciou um pacote de investimentos superior a R$ 33 bilhões destinado ao refino e à indústria petroquímica no Estado fluminense.

O plano de negócios apresentado pela Petrobras integra a Rota 3 de escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), todas na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: