• Sábado, 6 de dezembro de 2025

Petrobras diz que acordo com a Braskem deve sair ainda em 2025

Presidente da estatal afirma que negociações avançaram e que quer ampliar influência na diretoria e no conselho da petroquímica

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta 6ª feira (5.dez.2025) que o novo acordo de acionistas da Braskem está “encaminhado” e pode ser fechado até o fim do ano.

A estatal detém 36% do capital total da petroquímica e 47% das ações com direito a voto. A revisão do entendimento entre os sócios deve redefinir a composição da diretoria e do conselho da companhia, áreas em que a Petrobras quer ampliar sua influência.

Segundo ela, ainda não é possível cravar uma data, mas as conversas avançaram.

“Essa questão está bem encaminhada, mas ainda não posso dizer que isso está fechado. Nós [Petrobras] somos sim um acionista extremamente relevante, com direito a veto, mas acreditamos que, avançando com a Braskem em um novo cenário geopolítico internacional, a gente precisa fazer alguns ajustes”, disse após participar da apresentação do Plano de Negócios 2026-2030 da Petrobras para fornecedores, realizada na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

A presidente da estatal disse ainda que a Petrobras pretende aprofundar sinergias com a Braskem e que a empresa não descarta controlar a operação da petroquímica em áreas específicas. A estratégia passa por integrar equipes, especialmente nos setores de engenharia.

“Temos sinergias inexploradas para serem exacerbadas em benefício de ambas as companhias”, declarou.

Segundo Magda, uma forma de avançar nessa integração é indicar mais executivos para posições estratégicas dentro da Braskem. Isso depende diretamente do novo acordo de acionistas.

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: