Petrobras anuncia acordo para fornecimento de petróleo à Índia
Segundo a Petrobras, o fornecimento será de 24 milhões de barris para uma das empresas estatais indianas
A anunciou nesta terça-feira (4/2) um acordo para fornecer petróleo à Índia. O país é o terceiro maior importador do mundo.
Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da , Claudio Romeu Schlosser, o fornecimento será de 24 milhões de barris para uma das empresas estatais indianas.
“Estamos ampliando nossa base de clientes na área internacional, que era muito concentrada na China. O volume com a Índia era muito baixo. Assinamos um contrato de fornecimento com a segunda maior refinaria do país”, afirmou o dirigente da estatal.
Schlosser falou sobre o acordo com a Índia durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (), nesta manhã, na capital fluminense.
Ainda de acordo com o diretor da Petrobras, “a cesta e os petroleiros brasileiros têm de ser monetizados da melhor maneira”. “Com isso, a competitividade pelo preço melhora. Buscamos a melhor alternativa”, completou.
Em setembro de 2024, Brasil e Índia divulgaram uma declaração conjunta na qual defenderam a cooperação entre os dois países nos setores de energia e mineração.
Queda na exportação
No ano passado, segundo a Petrobras, houve uma queda de 1% na exportação geral de petróleo, para 798 mil barris por dia.
A liderança no ranking de embarques é da Europa (38%), seguida por China (30%) e Ásia (17%).
Queda na produção
A Petrobras informou ao mercado, na última segunda-feira (3/2), que sua produção de óleo e gás natural foi de 2,628 milhões de barris por dia no quarto trimestre do ano passado.
O resultado do período entre outubro e dezembro de 2024 .
Por: Metrópoles