O mercado europeu de patrocínio esportivo atingiu um valor recorde em 2024, alcançando 23,41 bilhões de euros. O crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior foi divulgado pela ESA (European Sponsorship Association) na 5ª feira (13.mar.2025).
A recuperação contínua pós-pandemia superou o pico do covid-19 de 20,26 bilhões de euros registrado em 2019. O segmento não esportivo também registrou aumento, contribuindo para o valor total do mercado europeu de patrocínio chegar a 32,91 bilhões, um crescimento anual de 6,6%.
O aumento dos investimentos em esportes por patrocinadores do Oriente Médio, especialmente da Arábia Saudita, que assinou mais de 900 acordos de patrocínio, foi um dos impulsionadores desse crescimento. A Espanha se destacou como o mercado de crescimento mais rápido, enquanto a Alemanha se manteve como o maior mercado de patrocínio no continente.
Sophie Morris, presidente da ESA, destacou a expansão do mercado e a recuperação do setor não esportivo. Samantha Lamberti, diretora administrativa internacional da Nielsen Sports, comentou sobre a recuperação significativa da indústria de patrocínio em 2024, superando os níveis pré-pandemia. “Embora o mercado geral esteja se expandindo, com uma aceleração encorajadora, reconhecemos a recuperação contínua do setor não esportivo da pandemia”, disse Morris.
“O mercado de crescimento mais rápido aumentou a uma taxa de 19% em 2024 em comparação a 2023. Embora nem todos os mercados experimentem esse crescimento, espera-se que 2025 seja um ano importante para esportes femininos, novos eventos e formatos de entretenimento, e o uso de tecnologia para melhorar as experiências do público”, concluiu Morris.