• Sexta-feira, 9 de maio de 2025

Papa Leão 14 é fluente em português e mais 4 idiomas

Robert Prevost foi eleito nesta 5ª feira (8.mai) depois de 4 votações; nascido em Chicago, é o 1º pontífice norte-americano.

O papa Leão 14, eleito nesta 5ª feira (8.mai.2025), é fluente em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Também lê em latim e alemão. O novo pontífice é o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, escolhido no 2º dia do conclave, depois de 4 votações.

Prevost nasceu em Chicago (EUA) em 14 de setembro de 1955. Foi ordenado sacerdote em 1982 e atuou como bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado arcebispo pelo papa Francisco e passou a integrar o Colégio dos Cardeais.

O nome é uma homenagem a Leão 13, que liderou a Igreja Católica de 1878 a 1903. Conhecido como o “papa dos trabalhadores”, defendeu a distribuição de renda e a intervenção do Estado para proteger os mais pobres.

Leão 14 é um líder agostiniano, ou seja, que segue a vida cristã ao estilo de Santo Agostinho. Essa ordem religiosa tem 6 valores fundamentais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça solidária.

Embora seja o 1º papa nascido nos Estados Unidos, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa no Peru, onde viveu nas décadas de 1980 e 1990 e se naturalizou cidadão peruano. É considerado poliglota e hábil diplomata.

De perfil semelhante ao de Francisco, Leão 14 tende a manter o compromisso com os pobres e com os direitos dos imigrantes, segundo o New York Times. No entanto, é mais discreto e menos liberal que seu antecessor. Em 2012, criticou o “estilo de vida homossexual” e se posicionou contra o ensino de identidade de gênero nas escolas.

O papa Leão 14 tinha uma viagem marcada ao Brasil para abril deste ano, enquanto ainda era o cardeal Robert Prevost. O líder religioso iria participar do retiro anual, de 30 de abril a 9 de maio no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, mas o evento foi cancelado pela morte do seu antecessor, Francisco, em 21 de abril.

Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o então prefeito do Dicastério dos Bispos foi convidado pelo presidente da entidade, D. Jaime Spengler, para ser o pregador do encontro em fevereiro de 2025. Essa não seria a 1ª vinda do papa recém-eleito. Ele esteve no Brasil em 2012 e em 2013. Visitou as cidades de Guarulhos, na zona metropolitana de São Paulo e a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Leia mais: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: