• Sexta-feira, 3 de abril de 2026

Pane em robotáxis trava trânsito na China

Ao menos 100 veículos pararam em vias de Wuhan, na China, na 3ª feira (31.mar); não houve feridos.

A polícia chinesa informou que ao menos 100 robotáxis do modelo Apollo Go, da empresa Baidu, ficaram parados e bloquearam o trânsito em Wuhan, na China, na 3ª feira (31.mar). Segundo as autoridades locais, o incidente se deu por uma falha no sistema dos veículos autônomos.

Não houve feridos e os passageiros saíram dos veículos em segurança. De acordo com relatos da mídia local e vídeos publicados nas redes sociais, algumas pessoas ficaram presas no trânsito em torno de duas horas antes de conseguirem desembarcar. 

Assista a vídeos compartilhados nas redes dos carros parados:

Falhas semelhantes também ocorreram nos Estados Unidos no fim de 2023. À época, uma queda de energia em São Francisco (EUA) fez com que robotáxis da Waymo parassem e causassem congestionamentos. 

A Baidu é uma das principais operadoras de frotas autônomas da China, ao lado de Pony.ai e WeRide. As empresas mantêm serviços comerciais em cidades chinesas e no exterior, incluindo o Oriente Médio.

A Baidu é uma gigante chinesa de tecnologia fundada em 2000, conhecida principalmente por seu motor de busca (similar ao Google na China), mas que também atua fortemente em inteligência artificial, computação em nuvem e mobilidade inteligente; dentro dessa estratégia, a empresa desenvolveu o projeto Apollo, que inclui o serviço de robotáxis Apollo Go, uma plataforma de carros totalmente autônomos que transportam passageiros sem motorista em várias cidades chinesas, utilizando sensores, IA e sistemas próprios para navegar no trânsito urbano, sendo um dos projetos mais avançados do mundo nesse tipo de tecnologia.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: