• Domingo, 9 de novembro de 2025

Países enfrentam desafios para concluir pavilhões antes da COP30

Espaços de representação na Blue Zone não estavam prontos até o fim da Cúpula de Líderes, no fim da semana. Leia no Poder360

Os pavilhões de países que participarão da COP30 seguiam inacabados no final da Cúpula Líderes, na 6ª feira (7.nov.2025). O acesso da mídia ao local onde ficam os pavilhões está fechado neste domingo (9.nov). A razão alegada pela organização do evento é checagem de segurança.

A COP30 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2025) começará na 2ª feira (10.nov.2025). Irá até 21 de novembro. A Cúpula de Líderes foi na 5ª feira e na 6ª feira (6-7.nov). Teve 31 chefes de Estado e de governo. A participação foi inferior às 4 COPs anteriores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o local da conferência no sábado (8.nov). Ele viajou neste domingo (9.nov) para a Colômbia para participar da 4ª Cúpula Celac-UE (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e União Europeia). Estará de volta a Belém na noite deste domingo (9.nov). Fará a abertura da COP30 na 2ª feira (10.nov).

Os pavilhões dos países ficam na Blue Zone. É área onde há salas para reuniões de representantes de países discutirem e negociarem decisões da COP30. Só podem entrar no local pessoas credenciadas pela ONU (Organização das Nações Unidas). Há também a Green Zone, com pavilhões de empresas e entidades. É uma área de livre acesso.

Os participantes da Cúpula de Líderes enfrentaram problemas com a infraestrutura inacabada. Faltou água em banheiros em vários períodos da 5ª feira e da 6ª feira (6-7.nov). O serviço em alguns dos restaurantes era precário, com demora e alimentos que deveriam ser quentes servidos frios.

Os concessionários disseram que as falhas foram resultado de não terem tido autorização para entrar no local e instalar o que era necessário para a atividade.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: