• Terça-feira, 6 de maio de 2025

Pagamento por aproximação já é 67% do uso de cartões Visa

Modalidade cresce no Brasil com destaque em transporte público; fraudes são menores que em cartões com chip e senha, diz empresa.

As transações por aproximação correspondem a 67% dos pagamentos realizados com cartões da bandeira Visa no Brasil, segundo a empresa. A modalidade, que dispensa o contato físico com maquininhas, tem ganhado espaço especialmente entre pequenos comerciantes e no transporte público.

Pagamentos por aproximação são feitos com cartões com tecnologia contactless ou dispositivos móveis habilitados, bastando aproximá-los do terminal de pagamento.

Na média da América Latina, esse tipo de transação já representa 70% do total. Em países como Chile e Costa Rica, o índice ultrapassa 90%.

No Brasil, os cartões com tecnologia por aproximação chegaram em 2008, mas se popularizaram anos depois. Segundo a companhia, o transporte público é um dos principais vetores de crescimento do contactless, por unir rapidez na transação e valores acessíveis.

Durante a pandemia, o uso da modalidade aumentou tanto no Brasil quanto em outros países. A busca por menor contato físico nas compras foi um dos principais fatores que impulsionaram essa mudança.

Ao Poder360, o diretor-executivo de Soluções para Pagamentos Digitais da Visa, Leandro Garcia, afirmou que o índice de fraude em transações presenciais é “praticamente zero” e que o pagamento por aproximação apresenta “índices ainda menores que o uso de cartão com chip e senha”. Segundo ele, em alguns casos, a tecnologia sem contato oferece segurança superior.

“O ecossistema analisa aquela transação com base em dezenas de informações e no comportamento do usuário para sinalizar se há algo estranho”, explicou. Isso permite identificar situações fora do padrão, como compras de valores muito altos.

Garcia também destacou que existem “mecanismos definidos pela Visa em conjunto com o banco emissor para decidir se a transação deve ou não ser aprovada”.

Até 30 de setembro de 2024, foram emitidos 4,7 bilhões de cartões da bandeira Visa no mundo. A empresa está presente em mais de 200 países e territórios e é aceita em mais de 150 milhões de estabelecimentos. No período de 12 meses encerrado em dezembro de 2024, a rede VisaNet processou 310,4 bilhões de transações, com capacidade de até 85 mil operações por segundo.

Até março de 2025, foram emitidos 12,6 bilhões de tokens da bandeira, sendo 1 bilhão somente na América Latina e Caribe.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: