• Quinta-feira, 3 de abril de 2025

Oposição obstrui comissões, mas plenário continua trabalhos

Deputados do PL pressionam Hugo Motta com obstrução para pautar urgência do PL da anistia.

A Oposição da Câmara dos Deputados tem tido sucesso em obstruir (paralisar ou retardar as discussões) as comissões da Casa Baixa. Contabilizando todos os colegiados, apenas 1 projeto de lei foi aprovado em toda a manhã desta 4ª feira (2.abr.2025). Foi o PL 3469/2024, na Comissão Viação e Transportes. 

As discussões nos colegiados passaram a fluir mais pela tarde. No turno, foram 3 projetos de lei aprovados, contabilizando todas as comissões. 

Os oposicionistas, porém, não estão tendo o mesmo êxito no plenário da Câmara. Na 3ª feira (1º.abr.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu uma vitória ao aprovar a MPV (Medida Provisória) 1268/2024, que libera crédito ao governo federal. Isso se deu apesar da tentativa de deputados do PL de derrubar a sessão. 

Os deputados do PL (Partido Liberal) tem pressionado o presidente do Hugo Motta (Republicanos-PB) para pautar a urgência do PL da anistia. O congressista paraibano, no entanto, tem pedido tempo à Oposição para conseguir dialogar com líderes de outros partidos sobre o tema. 

O comportamento de Motta tem esgotado a paciência dos congressistas do PL, que afirmam que continuarão a obstrução enquanto o texto da anistia não for pautado em plenário.

Durante as sessões, eles têm utilizado de tempo exagerado de fala, uso de requerimentos e outros meios para atraso das comissões. Essa ação tem irritado presidentes de comissões.

O presidente da Comissão de Minas e Energia, Diego Andrade (PL-MG), disse aos titulares do colegiado que não aceitará mais obstrução e que punirá os deputados que retardarem as discussões.

A sanção, segundo ele, se dá por preferência de pautação de projetos e por designação de relatores que mantiverem “bom comportamento” em colegiado.

Leia mais: 

Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob a supervisão do editor Augusto Leite.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: