• Domingo, 26 de outubro de 2025

Oposição ironiza encontro de Lula com Trump na Malásia

Filhos e aliados de Bolsonaro dizem que Lula ficou incomodado com elogio do republicano e que reunião foi “notícia boa”.

Políticos da oposição usaram seus perfis nas redes sociais neste domingo (26.out.2025) para questionar e ironizar o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em Kuala Lumpur (Malásia). Os 2 estão no país para participar da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

Antes da reunião, Trump foi questionado por jornalistas sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), um dos argumentos usados pela Casa Branca para justificar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. O republicano respondeu: “Eu sempre gostei dele. Eu me sinto muito mal pelo que aconteceu”.

A jornalista Raquel Krähenbühl, da GloboNews, perguntou se Bolsonaro estaria na pauta do encontro. Trump reagiu: “Não é da sua conta”.

Durante a reunião, Lula disse que o ex-presidente teve um julgamento justo. O norte-americano ouviu e não respondeu.

A fala do petista e o elogio de Trump a Bolsonaro foram citados por políticos da oposição, que afirmaram que o tema teria incomodado o presidente brasileiro.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado e filho do ex-presidente, escreveu que Lula ficou incomodado:

Em outra mensagem, afirmou que Trump tem empatia por Bolsonaro e pediu que seus seguidores prestassem atenção à linguagem corporal do norte-americano:

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador e filho do ex-presidente, lembrou a fala do petista sobre traficantes (Lula se retratou depois):

Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), líder do PL na Câmara, disse que a reunião provou que o tarifaço não teve relação com o filho do ex-presidente:

Damares Alves (Republicanos-DF), senadora e ex-ministra, escreveu que Bolsonaro é “respeitado e admirado em todo o mundo”:

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: