A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta 5ª feira (21.ago.2025) uma operação que investiga suspeitas de uma fraude milionária no sistema bancário, com possível ocultação de patrimônio.
Segundo informações da TV Globo, o caso envolve os donos da Camisaria Colombo, uma das maiores varejistas de moda masculina do país, fundada em 1917.
Conforme a emissora, os policiais deflagraram uma operação em que tentam cumprir 4 mandados de prisão temporária. Dois deles são contra os proprietários da rede varejista, os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior, que já foi preso, e Paulo Jabur Maluf.
O grupo investigado é formado por pelo menos 7 pessoas. Eles são suspeitos dos crimes de furto mediante fraude e fraude contra credores. Os mandados de prisão temporária também têm como alvo Bruno Gomes de Souza e Mauricio Miwa, representante legal e funcionário da empresa BS Capital, respectivamente.
As investigações começaram em dezembro de 2024, depois de alertas formais feitos pela instituição financeira PagSeguro, que disse ter identificado um furto milionário por meio de fraude tecnológica. De acordo com a polícia, os investigados exploraram vulnerabilidades no sistema bancário para criar créditos inexistentes e distribuir valores em diversas contas.
Com esse método, o grupo conseguiu transferir R$ 21 milhões para uma conta da BS Capital. Do montante, R$ 9 milhões foram movimentados de 1º a 21 de outubro de 2024. A polícia afirma que a operação fraudulenta tinha como objetivo esconder bens e valores durante o processo de recuperação judicial da Camisaria Colombo, prejudicando credores do sistema financeiro nacional.
A Justiça também autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em endereços na capital paulista, nas cidades de Birigui e Avaré, no interior de São Paulo, e em Brasília. Mais de 20 policiais da Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo participam da operação.
Os outros investigados são pessoas que teriam recebido benefícios dos valores transferidos da conta da empresa BS Capital.
A Camisaria Colombo foi fundada em 1917, em São Paulo. Estabeleceu-se como uma das maiores redes varejistas de moda masculina do Brasil. A empresa comercializa ternos, camisas, gravatas e outros itens de vestuário.
O Poder360 entrou em contato, por e-mail, às 8h57 com a Camisaria Colombo, para confirmar as informações e para pedir manifestação dos irmãos. Não houve resposta até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestações.