Estudantes de escolas públicas de Jauru, na região de fronteira do estado, participaram nesta terça-feira (14.05) de palestras com policiais civis da cidade sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil.
A palestra foi realizada no Distrito de Lucialva, com apoio do Conselho Tutelar, com os alunos dos ensinos fundamental e médio na Escola Juscelino Kubischeck de Oliveira.
A ação educativa faz parte da programação da Operação Nacional Caminhos Seguros, deflagrada no início deste mês em todo o país pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Polícia Civil, é responsável pela organização das atividades da operação nas 15 regionais do estado, com a integração das unidades policiais.
Em Jauru, a equipe da delegacia também fez panfletagem educativa nas ruas e no comércio da cidade com informações sobre o movimento Maio Laranja, fornecendo informações e números para denúncias de abuso e exploração sexual infantil.
As atividades da Operação Caminhos Seguros continuarão na próxima semana com ações na cidade de Figueirópolis d'Oeste.
A operação nacional envolve ações preventivas e repressivas, com o objetivo de intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em áreas vulneráveis para a prática desse tipo de crime.