A OpenAI estabeleceu uma parceria com a NextDC Ltd., operadora australiana de data centers, para a construção de um cluster de computação de grande escala em Sydney. O projeto está avaliado em US$ 4,6 bilhões (cerca de R$ 24,4 bilhões). O anúncio foi feito nesta 6ª feira (5.dez.2025) e marca a expansão da OpenAI na região Ásia-Pacífico e a abertura do 1º escritório da empresa em território australiano.
A nova instalação integra uma colaboração mais ampla de infraestrutura de IA (inteligência artificial) entre as duas companhias. Segundo informações da Bloomberg, o projeto se alinha aos esforços da Austrália para desenvolver capacidades próprias em IA.
A iniciativa ocorre em um momento em que Sam Altman, CEO da OpenAI, busca ampliar o alcance da empresa, sediada em San Francisco, visando parcerias com empresas e governos em escala global.
O contexto da operação é de crescente competição com a Alphabet Inc. (Google), a Meta Platforms Inc. e outros concorrentes do setor. A Austrália tem se destacado como ponto estratégico regional para data centers, atraindo investimentos significativos à medida que cresce a adoção de serviços de IA.
O mercado reagiu positivamente ao anúncio, com as ações da NextDC registrando alta de até 11% após a divulgação. No fechamento do pregão em Sydney, os papéis terminaram com valorização de 3,1%, elevando o valor de mercado da empresa.
O complexo será construído em Eastern Creek, localizado a cerca de 45 km a oeste do centro de Sydney. As empresas trabalharão juntas no planejamento, desenvolvimento e operação do que descrevem como um “campus de IA hiperescala de próxima geração e supercluster GPU de grande escala”.
O centro atenderá clientes australianos da OpenAI, incluindo o Commonwealth Bank of Australia, Wesfarmers Ltd., Canva e Virgin Australia. O governo do país recebeu o projeto com entusiasmo, destacando seu potencial para gerar milhares de empregos durante a fase de desenvolvimento, além de criar postos permanentes nas áreas técnica, de manufatura, engenharia e operações.
As empresas ainda não divulgaram detalhes específicos sobre a tecnologia que será implementada no novo centro ou o cronograma exato de construção, além da previsão de conclusão para o 2º semestre de 2027.
Jason Kwon, diretor de estratégia da OpenAI, disse aos repórteres em Sydney que “O impulso que a Austrália tem quando se trata de IA” foi determinante para a decisão de investimento da empresa. Ele acrescentou que o centro terá “algumas das arquiteturas e infraestruturas mais sofisticadas para modelos de IA em toda a região APAC (Ásia-Pacífico)”.
O CEO da NextDC, Craig Scroggie, afirmou que o data center “demonstrará que a Austrália pode ser líder em infraestrutura digital e inteligência artificial”.





