O glúten é essencial? Saiba o que acontece se você retirá-lo da dieta
Glúten está presente em alimentos feitos com trigo, cevada e centeio. A proteína fornece fibras e vitaminas ao corpo humano
Alimentos feitos com trigo, cevada e centeio são ricos em glúten. A proteína fornece fibras, micronutrientes e vitaminas ao corpo humano, porém em . Mas afinal, ele é essencial para o funcionamento do organismo?
“O glúten, por si só, não é um nutriente essencial para o corpo humano. É uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio, mas não tem um papel fundamental na nutrição além de ser uma fonte proteica para quem consome esses grãos”, explica a nutricionista Aline Ferreira, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Brasília Águas Claras.
Por outro lado, a nutróloga Gabriela Addor ressalta que a sem os devidos cuidados pode trazer prejuízos. “Quando a gente corta o glúten, podemos ter alterações relacionadas à deficiência vitamínica. O paciente que tem uma dieta de exclusão de glúten precisa ser bem acompanhado para que não tenha nenhuma deficiência”, alerta a profissional do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Rio de Janeiro.
Quem deve evitar o consumo do glúten
Celíacos: o glúten causa uma reação autoimune que pode danificar o intestino.
Pessoas com intolerância ao glúten: não chegam a ser celíacos, mas sentem desconforto digestivo e outros sintomas ao ter contato com a proteína.
Alérgicos ao trigo: podem ter reações alérgicas graves, como urticária e inchaço.
Pessoas com algumas doenças autoimunes: em alguns casos, evitar o glúten pode mascarar sintomas.
Sintomas
A doença celíaca e a intolerância ao glúten são os principais problemas relacionados à proteína. As manifestações das duas doenças são bem parecidas e os sintomas leves estão mais associados à intolerância.
Intolerância ao glúten
Inchaço;
Sensação de barriga e estômago cheios;
Dor abdominal;
Diarreia;
Constipação;
Náusea;
Cefaleia (dor de cabeça).
Trigo é a principal origem dos desconfortos observados por pessoas com alergia, intolerância ao glúten e celíacas
Doença celíaca
Fadiga;
Dores nas articulações e nos músculos;
Depressão;
Ansiedade;
Confusão e desorientação;
Anemia;
Danos permanentes ao intestino.
Dietas restritivas ao glúten são mais saudáveis?
Não existem evidências científicas suficientes para afirmar que a retirada do glúten leva a uma dieta mais equilibrada. Pessoas que não sofrem com condições restritivas à proteína podem consumi-la sem maiores preocupações.
No entanto, ao cortar o glúten da rotina alimentar, a alimentação pode se tornar mais saudável devido a um motivo secundário: alguns alimentos ricos na proteína são ultraprocessados e a eliminação deles pode fazer bem à saúde.
Caso esteja , é essencial buscar o auxílio de um profissional da saúde para garantir que a dieta continue equilibrada e rica em nutrientes essenciais.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto
Por: Metrópoles