aborda fenômenos que fogem da realidade humana, mas alguns dos eventos retratados na série podem ter sido inspirados em um suposto caso real. Em uma entrevista concedida em 2017 à revista Wired, os atores (Dustin) e comentaram que um pode ter influenciado na produção.
Na conversa, os atores respondiam perguntas baseadas nos resultados de autocompletar do Google. A primeira delas, direcionada a Keery, foi: “Stranger Things é baseada em uma história real?”. Foi então que Matarazzo acabou revelando detalhes curiosos.

4 imagens



Fechar modal.

![Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things]()
1 de 4 Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things Divulgação/Netflix
![Millie Bobby Brown como Eleven em Stranger Things Millie Bobby Brown como Eleven em Stranger Things]()
2 de 4 Millie Bobby Brown como Eleven em Stranger Things Netflix/Divulgação
![Holly Wheeler na 5ª temporada de Stranger Things Holly Wheeler na 5ª temporada de Stranger Things]()
3 de 4 Holly Wheeler na 5ª temporada de Stranger Things
![Cena de Stranger Things Cena de Stranger Things]()
4 de 4 Cena de Stranger Things Reprodução/Netflix
“É baseada em um lugar em Montauk, Nova York, chamado Camp Hero”, afirmou. “Havia rumores de espiões secretos do governo realizando experimentos em humanos para enfrentar a Guerra Fria. Isso ficou conhecido como Projeto Montauk”, completou.
Segundo os atores, o nome original da série seria Montauk, mas a Netflix e os produtores optaram por . O local das gravações também mudou: inicialmente, as cenas seriam filmadas em Long Island — onde o suposto Projeto Montauk teria ocorrido —, mas a produção acabou sendo transferida para o estado de Indiana.
Leia também
O contato entre Eleven e o Demogorgon, responsável pela abertura do portal para o Mundo Invertido, teria raízes em um incidente que teóricos da conspiração acreditam ter ocorrido em Montauk, em 1983. De acordo com esses relatos, o local abrigaria uma instalação subterrânea onde teriam sido realizados experimentos genéticos secretos envolvendo crianças e animais.
Os rumores ganharam força nos anos 1980, quando homens — hoje com cerca de 70 anos — afirmaram ter sido cobaias dos supostos experimentos.
O que foi o Projeto Montauk?
O Projeto Montauk passou a ganhar notoriedade a partir de 1992, com o lançamento do livro The Montauk Project: Experiments in Time (O Projeto Montauk: Experimentos no Tempo), escrito por Preston B. Nichols. Ainda assim, desde o início da década de 1980 já circulavam rumores de que militares norte-americanos realizavam experimentos de guerra psicológica no extremo leste de Long Island.
Leia também
Segundo essas alegações, as supostas pesquisas teriam ocorrido em Camp Hero — uma antiga base militar da Guerra Fria — e na Estação da Força Aérea de Montauk.
Nichols afirmou ter escrito o livro após “recuperar” memórias de quando teria atuado como pesquisador no projeto. Após a publicação, outras pessoas também surgiram dizendo ter conhecimento ou participação nos experimentos.
De acordo com os relatos apresentados na obra, o Projeto Montauk teria conduzido experiências envolvendo controle mental e telepatia, abertura de portais espaço-temporais para outras dimensões, contato com seres de outras realidades e até o sequestro de crianças.
Apesar da repercussão e do imaginário criado em torno do tema, não há comprovação de que o Projeto Montauk tenha realmente existido.

Stranger Things chegou ao fim na última quarta-feira (31/12)