O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou no domingo (2.nov.2025) Jamaraquá, uma das 26 comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, no Pará. Para chegar até os ribeirinhos, Lula fez uma viagem de barco de quase 2 horas pelo rio Tapajós, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
“O povo brasileiro não conhece a Amazônia. Eu acho que a partir de agora a gente vai ter que fazer um trabalho muito sério nos outros Estados brasileiros para que a nossa juventude que gosta tanto de viajar possa conhecer a Amazônia”, declarou Lula em uma publicação na rede social X.
Na Comunidade Jamaraquá, o presidente acompanhou o processo da extração do látex e da fabricação da borracha. Em uma conversa com os moradores, Lula afirmou que a escolha de um Estado amazônico como o Pará para sediar a COP30 é a chance para que líderes mundiais atuantes na defesa da preservação da Amazônia conheçam o bioma e a realidade dos povos locais.
“A COP30 é um momento único na história do Brasil. É um momento em que a gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que devem olhar. O mundo vai conhecer não apenas a Amazônia, mas vai conhecer o povo maravilhoso e extraordinário da Amazônia e que merece ajuda”, afirmou Lula, segundo nota oficial.
O presidente afirmou estar visitando as localidades paraenses também para aprender mais sobre a região. “A ideia é fazer um levantamento da real situação, porque, de Brasília, é difícil a gente enxergar, a tantos milhares de km, as pessoas que moram aqui, um lugar maravilhoso que tenho certeza de que muita gente que mora em Copacabana [Rio de Janeiro], que mora nas praias mais bonitas do país, teria inveja se conhecesse o que é morar à margem do rio Tapajós, com essa água maravilhosa. Então, eu queria vir para aprender”, declarou.
Essa iniciativa integra os compromissos do chefe do Executivo na Amazônia, realizada nos dias que antecedem a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será sediada em Belém de 10 a 21 de novembro.
Assista ao vídeo publicado por Lula (3min50s):
Leia mais:





